Produção e venda de veículos estão em queda

De acordo com a Anfavea, trata-se do pior julho desde 2007
  1. Home
  2. Bolso
  3. Produção e venda de veículos estão em queda
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

IMAGE

Afetada por um mercado interna desaquecido e queda acentuada nas exportações – representada pela crise econômica da Argentina -, a indústria automobilística brasileira enfrenta um momento de forte turbulência. De acordo com a Associação das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em julho deste ano a produção de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus foi de 252,6 mil, número que representa retração significativa de 20,5% em relação ao mesmo período de 2013. Trata-se também do pior julho desde 2007.

Em comparação a junho deste ano, o mercado apresentou alta de 17%. No entanto, o índice do acumulado do ano não é nada animador. Com uma produção de 1,82 milhão de veículos nos sete primeiros meses, a queda registrada é de preocupantes 17,4%. E as exportações, com 34,2 mil unidades apenas comercializadas para outros países em julho de 2014, revelou uma diminuição de 36,7% em comparação ao mesmo mês do ano passado.

Com números preocupantes, a preocupação agora gira em torno da manutenção dos empregos na indústria. Muitas montadoras estão concedendo férias coletivas, anunciado programas de demissões voluntárias ou mesmo demitindo funcionários. Segundo a Anfavea, em julho o nível de emprego nas montadoras  foi de 150,3 mil postos, o que representa retração de 4,2% em comparação ao mesmo período de 2013.

VENDAS

A comercialização de veículos novos também sofre as consequências do fraco momento econômico do país. Com 294,8 mil unidades vendidas em julho, a diminuição, em relação ao mesmo mês do ano passado, foi de 13,9% - já sobre junho deste ano, o incremento foi de 11,8%. E com 1,96 milhão de veículos vendidos nos sete primeiros meses, a retração é de 8,6%.

 

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors