Produção em janeiro caiu 27,1% e vendas 8,1%

O cenário econômico desfavorável levou a Anfavea negar qualquer previsão para 2009
  1. Home
  2. Bolso
  3. Produção em janeiro caiu 27,1% e vendas 8,1%
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A Anfavea Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores divulgou os números da indústria automotiva referentes ao mês de janeiro. Se comparados com o mesmo período de 2008 há uma retração. Porém, se comparados com dezembro o cenário apresenta uma pequena reação.

Durante a apresentação dos números, a associação se negou fazer uma previsão para o fechamento de 2009, tanto no volume de vendas como no de produção. Para isso, a Anfavea criou uma projeção mensal, relacionando a média diária produzida e a vendida.

Como grau comparativo, em dezembro de 2008, a média diária de produção foi de 4,6 mil unidades. Já a média diária de licenciamentos, no mesmo período, foi de 9,3 mil. Em tempos áureos julho de 2008, a indústria apresentou 13,8 mil veículos produzidos ao dia e 12,5 mil licenciados.

Para fevereiro próximo, a Anfavea prevê que a média diária ficará em 10,8 mil para veículos produzidos, e 9,8 mil para modelos vendidos.

A grande força da indústria automotiva em janeiro veio do exterior. Enquanto a indústria nacional vendeu 13,9% a menos de veículos de janeiro a janeiro, os importados venderam 29,8% a mais. No total, os importados representaram 19,6% de participação nas vendas internas.

O setor mais prejudicado foi o de caminhões, como adiantou o WebMotors na semana passada: “Caminhões tiveram queda de 24,4% e o segmento de ônibus 35,3%”.

Em janeiro de 2009, foram fabricados 186,1 mil veículos e licenciadas 197,5 mil unidades. Em comparação com dezembro de 2008 houve um crescimento de 92,7% no volume de produção e de 1,5% no número de vendas. De janeiro a janeiro a produção foi 27,1% menor e o número de licenciamentos foi 8,1% inferior.

Siga a gente no Twitter! Novidades, segredos e muito mais: www.twitter.com/WebMotors

Gosta dos mais vendidos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas:

VW Gol

Fiat Palio

Fiat Mille

Chevrolet Classic

Leia também:

Veja quantos mínimos são necessários para um carro

Toyota quebra hegemonia da GM

Tirar carteira de habilitação ficou mais caro

Vendas 2008: Ano fecha com crescimento de 14,1%

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors