Qual é o melhor mês para comprar carro 0km?

Veja qual a melhor época para fazer um bom negócio na hora de adquirir e negociar o seu próximo veículo novo

  1. Home
  2. Bolso
  3. Qual é o melhor mês para comprar carro 0km?
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Alguns produtos têm data certa para serem comprados e consumidos. Ovos de páscoa, panetones, decorações sazonais, entre outras coisas. Mas e para veículos, será que durante o ano tem o melhor mês para comprar carro zero km? Vamos descobrir!

Como definir qual é o melhor mês para comprar carro?

Para saber se existe o melhor mês para comprar carro zero quilômetro, vamos dividir o ano em três períodos: começo (janeiro a abril), meio (maio a agosto) e fim (setembro a dezembro). Veja como é o mercado nestes períodos e avalie o melhor para a compra de um veículo novo.

Comprar carro no começo do ano

O começo do ano costuma ser uma época em que muitas pessoas ainda estão se recuperando financeiramente dos gastos de final de ano. Além disso, nos primeiros meses a preocupação está no pagamento de algumas contas obrigatórias: IPVA, IPTU, materiais escolares, matrícula na escola dos filhos, entre outros.

Se tudo isso parece como algo negativo, a verdade é que pode ser bom para quem está se preparando financeiramente e já tem uma grana guardada. Como as compras em geral diminuem no início do ano, é necessário realizar promoções - e nas concessionárias não acontece diferente.

Outro fator, que acaba sendo positivo, é que no começo do ano os fabricantes já atualizaram o visual dos modelos. Por isso, você não corre o risco de comprar o carro hoje e um mês depois ele passar por uma reestilização, troca de geração, ou, pior: ser descontinuado e sair de linha.

Mulher preenche ficha enquanto vendedor entrega chave de carro para ela em uma loja de automóveis
icon photo
Legenda: Melhor mês para comprar carro 0km pode ser o início do ano, com ofertas e modelos atualizados
Crédito: iStock

Porém, levando em consideração esse mesmo fator, o lado negativo é que com a mudança já realizada, exceto raras exceções, o modelo tende a ficar mais caro. Mesmo que as mudanças visuais e de equipamentos sejam pequenas ou nulas.

Já a versão anterior que ainda estiver em estoque nas concessionárias ganha promoções ainda mais agressivas, até que se esgotem. Se não for um empecilho para o motorista, essa é mais uma possibilidade de bons preços na hora de comprar carro zero nos primeiros meses do ano.

Comprar carro no meio do ano

Os meses de meio de ano são considerados mornos. A dica para essa época é aproveitar para estudar bem o modelo de interesse e começar a mapear os preços para conseguir uma boa negociação no momento de fechar a compra.

Além disso, esse é o momento em que a indústria está a todo vapor, preparando o lançamento de seus novos modelos para os últimos meses do ano. Portanto, vale a pena ficar atento em novidades, como as que você encontra aqui no WM1, para descobrir informações sobre o veículo.

Comprar carro no fim do ano

Assim como o começo, o fim do ano é a outra época quente para comprar carro novo. Como dissemos anteriormente, os últimos meses, principalmente o último trimestre, é quando as marcas começam a lançar versões novas de seus modelos.

Se você é do tipo que gosta de ter o carro do ano na garagem, é importante ter paciência para aguardar as mudanças do veículo. Em compensação, prepare-se para pagar um pouco mais caro pelo modelo atualizado.

Agora, se você não se importar tanto, fique de olho em promoções, pois muitas concessionárias promovem ações com preços mais baixos por dois motivos: a queima de estoque dos carros de versão anterior e o objetivo de bater as metas anuais. A única desvantagem é a desvalorização maior do modelo quando pensar em revender.

A melhor semana do mês para comprar carro!

Além de uma análise do ano como um todo, você pode aproveitar dentro de um mês o melhor momento para comprar o seu carro novo. Extremamente semelhante com o cenário do final do ano, durante o mês os vendedores também precisam bater metas, e se algo deu errado, a última semana é o momento de oferecer promoções.

Foto mostra parte de para-brisa do carro e ao fundo outros veículos em exposição em uma concessionária
icon photo
Legenda: No fim do mês, concessionárias precisam bater metas e costumam fazer promoções dos carros 0km
Crédito: iStock

Portanto, entre comprar o carro logo nos primeiros dias do mês ou no final, se for possível, espere até a última semana para analisar se alguma das concessionárias ou dos anúncios on-line oferecem promoções no modelo que você está de olho.

Escolha o melhor local para comprar carro!

Não só o melhor mês para comprar carro, é importante encontrar o local ideal. No portal da Webmotors você encontra anúncios de veículos novos, seminovos ou usados com preços para todos os bolsos. Encontre em poucos cliques o seu próximo modelo com a gente!

 

 

Comentários