O canal de notícias da Webmotors

Quanto custam as revisões das picapes RAM?

Marca norte-americana aproveitou bom momento do segmento e ampliou portfólio no Brasil: são dois modelos da marca

por Guilherme Silva

A RAM aproveitou o bom momento do segmento de picapes para ampliar o seu portfólio de modelos no Brasil no ano passado, quando lançou pela primeira vez em nosso mercado um modelo movido a gasolina. Desde o final de 2020, a RAM 1500 faz companhia no catálogo da marca à RAM 2500.

A primeira é comercializada apenas na versão Rebel, com dois pacotes opcionais, sempre equipada com o motor Hemi 5.7 V8 aspirado a gasolina, que gera 400 cv de potência e 56,7 kgf.m de torque. O propulsor de oito cilindros garante à RAM 1500 Rebel o título de picape mais potente à venda oficialmente no Brasil.
O modelo é dotado de câmbio automático ZF de oito velocidades, conectado ao sistema de tração 4x4 com reduzida.
A picape de 2.610 kg acelera de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 174 km/h (limitada eletronicamente).
Veja as picapes RAM 0 km, seminovas e usadas anunciadas na Webmotors!
Embora tenha tanta desenvoltura para andar rápido, a RAM 1500 Rebel não é uma picape com disposição para pegar no batente. Por conta da dinâmica concebida para lidar com a sua proposta mais esportiva, o modelo tem capacidade de carga de apenas 610 kg (110 kg a menos que uma Fiat Strada, por exemplo). Mas ainda assim, a força do motor V8 permite rebocar até 5.062 kg.

Já a RAM 2500 tem uma pegada voltada ao trabalho pesado. Mais parruda que a 1500 Rebel, a grandalhona é montada sobre um chassi mais robusto. O seu motor é o Cummins de 6.7 litros turbodiesel de seis cilindros em linha, também utilizado em caminhões. O propulsor entrega 365 cv e 110,7 kgf.m de torque.
Na RAM 2500, o câmbio automático é de seis marchas, também atrelado ao sistema de tração 4x4 com acionamento eletrônico e reduzida.

Com esse conjunto mecânico e 3.448 kg de peso, a RAM 2500 faz de 0 a 100 km/h em 11 segundos e alcança os 160 km/h de velocidade final (também limitada pela eletrônica).
Já a sua capacidade carga é bem superior à da 1500 Rebel: 1.088 kg, enquanto a de reboque chega a 7.861 kg.

Por ser maior e mais pesada que a 1500 Rebel, a RAM 2500 supera o Peso Bruto Total (pesos do veículo mais a carga) de até 3.500 kg. Por isso, para conduzir a picapona, o motorista é obrigado a ser habilitado com CNH a partir da Categoria C.
Além disso, a RAM 2500 tem de ser conduzida com respeito ao o limite de velocidade definido para veículos pesados em rodovias, que é de até 90 km/h. Em algumas capitais brasileiras, a picape também sofre com a restrição de circulação por ser classificada como um caminhão pela legislação brasileira.

Apesar do tamanho e da brutalidade, as picapes fazem jus aos seus preços quando se trata de equipamentos. Ambas contam com seis airbags; controles de estabilidade e tração; freios a disco com ABS nas quatro rodas; faróis de LED com acendimento automático; sensor de chuva; controle de freio do reboque; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; central multimídia com tela vertical de 12 polegadas compatível com Android Auto e Apple Carplay; sistema de som premium (Harman-Kardon na 1500 Rebel e Alpine na 2500); câmeras com visão em 360 graus; espelhos retrovisores com rebatimento elétrico; ar-condicionado automático digital; bancos de couro com aquecimento, ventilação e regulagens elétricas nos assentos dianteiros, entre outros.

A 1500 Rebel ainda é equipada com controle de cruzeiro adaptativo; assistente automático de estacionamento (Park Assist) e teto solar panorâmico. A tampa da caçamba possui um mecanismo que permite a abertura convencional para baixo, como em qualquer picape, ou lateralmente bipartida, como na Fiat Toro.

Quanto custam as revisões das picapes RAM?

Pesquisamos os custos de manutenção e revisões das duas picapes. Reunimos os valores das revisões até os 60.000 quilômetros. Essas inspeções são feitas anualmente ou a cada 12 mil quilômetros rodados no caso do modelo 1500 Rebel (gasolina) ou a cada 24 mil km para a 2500 Laramie (diesel). Confira:

RAM 1500 Rebel

RAM 2500

Vale lembrar que esses valores correspondem apenas às inspeções e trocas de componentes e fluidos indicadas no plano de revisões. Não estão inclusas despesas adicionais de transporte ou peças que não estão prescritas pelo fabricante.

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas