Quanto é o IPVA dos carros mais caros do Brasil

Listamos os modelos mais caros do mercado brasileiro e qual o valor de imposto tem de pagar anualmente

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Lucas Cardoso
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Todo dono de carro passa por aquela tortura anual que é pagar o IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor). Alguns pesam mais que outros no bolso, mas nenhum agrada ao proprietário. A sensação no final é quase sempre de não ver a reversão desse valor na melhoria da infraestrutura viária, apesar de o imposto que incide sobre o valor do carro não ter especificamente essa destinação final. Mas você já se perguntou quanto os carros mais caros à venda no país pagam de taxa?

Na prática, a regra é simples: quanto maior o valor do carro, maior é o imposto. Se considerarmos o estado de São Paulo, onde o IPVA representa 4% do valor venal do veículo, um modelo que custe R$ 5 milhões vai pagar R$ 200 mil por ano de imposto, por exemplo.

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Cá para nós, se uma pessoa tem R$ 5 milhões para pagar em um carro, certamente não será o IPVA que vai impactar no orçamento anual. No caso de modelos ainda mais caros disponíveis no Brasil, seja por importação direta ou indireta, o céu pode ser o limite para a taxa.

Levantamos os exemplos de três modelos mais caros  vendidos por aqui e que cobram IPVAs impressionantes.

Valores de IPVA impressionantes!

McLaren Speedtail

Em primeiro lugar, o McLaren Speedtail, do qual foi importada para o Brasil apenas uma unidade, pela "bagatela" de R$ 40,5 milhões. Loucura, né? Mas é isso mesmo, o ricaço que adquiriu o híperesportivo híbrido precisa desembolsar R$ 1,62 milhão anualmente para desfilar pelas ruas de São Paulo.

Para efeitos de comparação, com o valor do imposto seria possível comprar nada menos que 25 Renault Kwid (R$ 62.790) ou dez Jeep Renegade (R$ 127.590).

Mclaren Speedtail 24 Scaled IPVA
Raríssimo, o modelo da McLaren teve apenas 106 unidades produzidas
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O Speedtail cobra por suas peculiaridades, como o conjunto de motores que entrega 1.050 cv de potência, 117,3 kgf.m de torque e o faz acelerar de 0 a 300 km/h em apenas 12,8 segundos. O híperesportivo também ultrapassa os 400 km/h.

Brabus 900 Rocket Edition

O Mercedes-AMG G63 modificado pela Brabus, que adota o nome de 900 Rocket Edition, foi anunciado em modalidade de compra sob encomenda no país por R$ 9.5 milhões. O valor do customizado resulta num IPVA cobrado ao proprietário de R$ 380 mil por ano.

O jipe mexido pela Brabus conta com um motor V8 4.5 biturbo a gasolina que entrega 900 cv de potência (323 cv a mais que a versão original do Classe G) e 127,5 kgf.m de torque. De acordo com a customizadora, o 900 Rocket Edition atinge os 100 km/h em 3,7 segundos e chega a 280 km/h.

Brabus Cannonball Event 4362 Scaled IPVA
Versão customizada do Mercedes-Benz Classe G custa pouco mais de cinco vezes o valor do original
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Ferrari SF90 Spider

Em terceiro na lista, a Ferrari SF90 Spider vendida por aqui por R$ 8,4 milhões. O superesportivo híbrido tem quatro motores, sendo três elétricos, com potência total gerada de 1.000 cavalos e 91,7 kgf.m de torque. Para ter toda essa potência nas mãos, sem risco de ser rebocado por inadimplência do IPVA, é necessário pagar por ano R$ 336 mil.

Apesar de não ser barato, o imposto é o preço para acelerar a SF90 Spider de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos ou de chegar aos 340 km/h de máxima. Se tivesse esse dinheiro, você pagaria em cota única ou parcelaria?

Ferrari Sf90 Spider
Ferrari híbrida tem quatro motores que rendem até 1.000 cv de potência
Crédito: Divulgação
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