A expectativa do retorno dos carros populares nos faz lembrar dos pioneiros dessa categoria, que surgiram no início dos anos 1990 combinando motores 1.0 com listas de equipamentos bem enxutas.
Pois esses carros populares pioneiros já se tornaram clássicos e são uma opção para quem quer levar uma peça da história automotiva brasileira para casa por valores ainda relativamente baixos.
Confira a seguir cinco populares pioneiros disponíveis no estoque de carros usados da Webmotors.
Lançado em 1994, o Corsa Wind foi uma revolução entre os populares ao combinar a fórmula básica do segmento com uma carroceria de linhas modernas e um conjunto mecânico atualíssimo na época.
Um vendedor de Divinópolis (MG) pede R$ 8,9 mil por um exemplar de 1995, equipado com o motor 1.0 com injeção monoponto e 50 cv. As fotos mostram um carro que não está impecável. Mas que, com um pouco de carinho, tem potencial para se tornar um belo exemplar dos carros populares pioneiros.
Antecessor do Corsa Wind, o Chevette Júnior foi a primeira tentativa da Chevrolet de criar um popular. Lançado em 1992, combinava a carroceria do sedã veterano com um motor 1.0 de 50 cv. O porta-malas de 323 litros era o ponto forte do lento compacto, que acelerava de zero a 100 km/h em longos 21,6 segundos.
Um vendedor de Itu (SP) pede R$ 22 mil por um exemplar ano/modelo 1993. Bem íntegro e original, o carro está com a pintura desgastada. Mas o interior muito bem conservado certamente é um dos pontos fortes do exemplar.
O primeiro popular da Volkswagen foi o Gol 1000, de 1992. O carro combinava uma lista de equipamentos extremamente básica com uma versão 1.0 do motor Ford CHT, que desenvolvia 50 cv.
Um vendedor de Criciúma (SC) pede R$ 23.990 por um - aparentemente - bem íntegro exemplar de 1993 do Gol popular. Um carro com cerca de 98 mil quilômetros rodados e que, além do interior bem conservado, tem um upgrade que é pura nostalgia: um rádio toca-fitas Bosch Los Angeles IV.
O Fiat Uno Mille foi o primeiro dos carros populares nos moldes que conhecemos hoje. Com um motor 1.0 de 48,5 cv, tinha uma lista de equipamentos tão básica que até itens como saídas de ventilação laterais, bancos com apoio de cabeça e tampa do porta-luvas eram opcionais.
Um anunciante de São Paulo (SP) pede R$ 29,9 mil em um exemplar de 1991. É caro? Bem, é um carro aparentemente muito bem conservado e com menos de 30 mil quilômetros rodados. Vale destacar que a unidade é um exemplar bem completo, com luxos como o lavador e desembaçador do vidro traseiro e até um toca-fitas Tojo da época.
Em 1993, a Volkswagen tomou a incomum decisão de retomar a produção do Fusca no Brasil. Apesar de ter motor 1.6, o carro se enquadrou na faixa tarifária dos populares, sendo mais barato até que o Gol 1000. A produção do modelo foi encerrada pela segunda vez em 1995.
Um vendedor de Barueri (SP) pede R$ 39 mil por um exemplar de 1994 do Fusca. O anúncio destaca que o carro está totalmente original, mas com alguns retoques na pintura. Já a mecânica está em ordem, com "tudo funcionando perfeitamente".
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