O mercado de carros e comerciais leves fechou mais um mês em queda. Com vendas nos mesmos níveis dos meses anteriores – isto é, fracas para os padrões do setor nos últimos anos – abril ampliou o índice de queda de vendas em relação ao ano passado, que passou de 17% (até março) para 18,4% nos quatro primeiros meses do ano.
Foram comercializadas em abril 211.569 unidades, queda de 24,4% em relação a abril do ano passado e de 6,4% em relação a março. Agora, as vendas acumuladas somam 860.273. No ano passado, neste mesmo período, já tinham sido vendidos mais de um milhão de carros (1.054.184).
O único sinalzinho de esperança para o setor está nas vendas diárias, que cresceram 3%. Foram vendidos 10.578 carros em abril, contra 10.272 em março.
Quem vê o ranking de vendas de abril não tem idéia da luta das montadoras para conquistar o seu espaço no mercado. A classificação dos maiores fabricantes é semelhante a do mês passado e do ranking histórico. Fiat na liderança, seguida por GM, Volkswagen, Ford e Hyundai fechando a lista dos cinco primeiros colocados. Depois seguem Toyota, Renault, Honda, Nissan e Mitsubishi.
Mas para manter essa ordem muito esforço foi feito. Na primeira quinzena, as posições eram bem diferentes: a Renault estava lá pra baixo, em oitavo lugar. A Honda estava em sexto lugar, ameaçando a Hyundai. E a Peugeot, cambaleava para a 13ª, posição, atrás até da Mercedes-Benz.
Pois no fechamento do mês as posições se aprumaram e repetiram o status histórico, conforme você vê na tabela abaixo.
A destacar, a menor participação da líder, que fechou o mês com 37.796 carros vendidos e menos de 18% de participação (em 2014 teve 21%), e a Volkswagen, que ficou com apenas 15% das vendas (contra 17,3% no ano passado).
CLASS. |
MARCA |
UNIDADES |
PART. % |
1º |
FIAT |
37.796 |
17,9 |
2º |
GM |
34.099 |
16,1 |
3º |
VW |
31.146 |
14,7 |
4º |
FORD |
23.239 |
11 |
5º |
HYUNDAI |
17.042 |
8,1 |
6º |
TOYOTA |
15.735 |
7,4 |
7º |
RENAULT |
15.707 |
7,4 |
8º |
HONDA |
13.678 |
6,5 |
9º |
NISSAN |
4.872 |
2,3 |
10º |
MITSUBISHI |
3.511 |
1,7 |
11º |
CITROËN |
2.301 |
1,1 |
12º |
PEUGEOT |
1.753 |
0,8 |
13º |
AUDI |
1.572 |
0,7 |
14º |
MERCEDES-BENZ |
1.560 |
0,7 |
15º |
KIA |
1.283 |
0,6 |
16º |
BMW |
1.186 |
0,6 |
17º |
JEEP |
814 |
0,4 |
18º |
LAND ROVER |
711 |
0,3 |
19º |
JAC |
425 |
0,2 |
20º |
LIFAN |
420 |
0,2 |
21º |
SUZUKI |
411 |
0,2 |
22º |
VOLVO |
373 |
0,2 |
23º |
CHERY |
354 |
0,2 |
24º |
DODGE |
235 |
0,1 |
25º |
IVECO |
226 |
0,1 |
26º |
TROLER |
202 |
0,1 |
27º |
MINI |
185 |
0,1 |
28º |
SUBARU |
103 |
0,1 |
29º |
CHANA |
95 |
0 |
30º |
GEELY |
77 |
0 |
31º |
PORSCHE |
73 |
0 |
32º |
LEXUS |
54 |
0 |
33º |
FOTON |
48 |
0 |
34º |
RELY |
44 |
0 |
35º |
SHINERAY |
35 |
0 |
36º |
JAGUAR |
34 |
0 |
37º |
RDK |
20 |
0 |
38º |
SSANGYONG |
20 |
0 |
39º |
HAFEI |
19 |
0 |
40º |
JINBEI |
15 |
0 |
Total |
|
211.569 |
|
Notícias Relacionadas
-
Sobe o som: ouça o ronco do novo Toyota Supra
Redação WM1
-
Cinco carros que tiveram vida curta no Brasil
Rafael Ligeiro
-
Kwid perde o posto de carro mais barato do Brasil
André Deliberato
-
Cinco carros com versões esportivas só no visual
André Deliberato
Comentários