Recall agora poderá ser avisado via app de celular

Funcionalidade do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) já está disponível para mais de 30 montadoras

  1. Home
  2. Bolso
  3. Recall agora poderá ser avisado via app de celular
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Sabe aqueles avisos de recall que vemos pela TV normalmente em horário nobre para realização de reparos em veículos... E que quase nunca atingem os principais interessados?

Pois agora isso é passado. Uma nova funcionalidade desenvolvida pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) diretamente para o Denatran agora avisa os proprietários de veículos sobre o recall diretamente pelo celular, de forma muito mais rápida, prática e efetiva.

Os avisos já estão sendo enviados eletronicamente pela Carteira Digital de Trânsito (CDT), aplicativo capaz de reunir a CNH e o documento do veículo digitais, e pelo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), app que envia e permite desconto de multas de até 40% pelo celular. Mais de 30 montadoras já disponibilizam o serviço para o cidadão.

EUA quer inibir uso do celular ao volante
icon photo
Legenda: Recall do seu carro poderá ser avisado por aplicativo
Crédito: Divulgação

Como funciona

As notificações de recall disparadas para o celular informam qual é o problema, as características do veículo e a situação do atendimento, além de indicar a data do registro e de comunicação do chamado. Dessa forma, o proprietário pode saber quando comparecer à concessionária para realizar do serviço, que é gratuito de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

De acordo com o Denatran, existem cerca de 10 milhões carros envolvidos em recalls no Brasil, mas somente 43% desses chamados foram efetivamente atendidos. A expectativa é de que, com os avisos enviados pelos aplicativos, esse percentual diminua significativamente.

Para donos de veículos que ainda não possuem os aplicativos CDT e SNE, os avisos serão disparados por e-mail e correspondência. "Como nem todos possuem os apps CDT e SNE, ou mesmo celulares, o Serpro vai enviar o aviso por e-mail e carta. Mas sem dúvida receber pelos aplicativos é muito mais prático para o cidadão", destaca o gestor da solução do Serpro, Isidro Monteiro.

Comentários