Renault Boreal: veja sete concorrentes diretos

O SUV médio da marca francesa disputará o mesmo cliente de alguns modelos bem tradicionais do nosso mercado; veja quais

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Evandro Enoshita
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O Renault Boreal estreia até o final do ano no Brasil com uma difícil tarefa: será o primeiro representante da marca francesa em um dos segmentos mais cheios de opções do mercado local - o dos SUVs médios.

E para enfrentar uma concorrência de produtos bem tradicionais, o Boreal terá uma carroceria com 4,56 m de comprimento, visual refinado e lista de equipamentos reforçada. Mas apenas com opção de cinco lugares e motorização - pelo menos por enquanto - 100% a combustão.

A Renault ainda não divulgou os preços e nem a gama completa de versões do Boreal. Mas já é possível apontar alguns adversários diretos do novo SUV considerando o porte, a capacidade de passageiros e a motorização 100% a combustão. Confira a seguir.

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    Renault Boreal Divulgação (14)
    O Renault Boreal será o primeiro SUV médio "Made in Brazil" da marca francesa
    Crédito: Divulgação
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    Os concorrentes do Renault Boreal

    Caoa Chery Tiggo 7 Pro Max Drive

    Com preço de tabela de R$ 169.990, o Tiggo 7 Pro Max Drive tem 4,50 m de comprimento e é equipado com um motor 1.6 turbo e câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem.

    Apesar de ser mais barato que boa parte dos concorrentes diretos, tem uma lista bem completa de equipamentos, com direito a bancos dianteiros com ajustes elétricos, ar-condicionado de duas zonas, chave presencial e pacote ADAS.

    FICHA TECNICA TIGGO 7 PRO MAX

    • Motor: 1.6 turbo, injeção direta, gasolina, tração dianteira
    • Potência: 187 cv
    • Torque: 28 kgf.m
    • Câmbio: automatizado, sete marchas, dupla embreagem
    • Dimensões: 4,50 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,71 m de altura e entre-eixos de 2,67 m
    • Porta-malas: 475 litros
    • Apesar de custar menos de R$ 170 mil, o Tiggo 7 é maior e mais potente que concorrentes mais caros
      Crédito: Fábio Gonzales/Divulgação
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      Mitsubishi Eclipse Cross

      Com visual atualizado na linha 2026, o Mitsubishi Eclipse Cross é - como o Boreal - uma opção de SUV médio para quem quer fugir um pouco da pegada de um utilitário esportivo convencional.

      O modelo tem versões entre R$ 173.990 e R$ 225.990, e é uma das raras opções entre os médios com a opção do sistema de tração integral.

      FICHA TÉCNICA MITSUBISHI ECLIPSE CROSS

      • Motor: 1.5 turbo, injeção direta e multiponto, gasolina, tração dianteira (versões Rush, HPE, HPE Black e HPE-S) e integral (HPE-S 4x4 e HPE-S Black 4x4)
      • Potência: 165 cv
      • Torque: 25,5 kgf.m
      • Câmbio: automático, CVT, oito marchas simuladas
      • Dimensões: 4,55 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,69 m de altura e entre-eixos de 2,61 m
      • Porta-malas: 473 litros
      • O Mitsubishi Eclipse Cross é um dos raros SUVs médios com opção da tração integral
        Crédito: Divulgação
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        Toyota Corolla Cross

        O Corolla Cross é o atual líder do segmento dos SUVs médios, com mais de 30 mil emplacamentos no primeiro semestre de 2025.

        Considerando apenas as versões 100% a combustão, o SUV da Toyota tem configurações com preços entre R$ 182.990 e R$ 214.590. Todas equipadas com o mesmo motor 2.0 flex de 175 cv de potência.

        FICHA TÉCNICA TOYOTA COROLLA CROSS FLEX

        • Motor: 2.0 aspirado, injeção direta, flex, tração dianteira
        • Potência: 175 cv
        • Torque: 21,3 kgf.m
        • Câmbio: automático, CVT, dez marchas simuladas
        • Dimensões: 4,46 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,62 m de altura e entre-eixos de 2,64 m
        • Porta-malas: 440 litros
        • O Corolla Cross tem versões 100% a combustão entre R$ 182.990 e R$ 214.590
          Crédito: Nicole Santana/WM1
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          Jeep Compass

          O Jeep Compass é o vice-líder dos SUVs médios no mercado brasileiro, com pouco mais de 27.500 emplacamentos no primeiro semestre do ano.

          A gama do modelo é bem extensa, com versões entre R$ 189.990 e R$ 296.490. Uma explicação para essa diferença de preços está na motorização. Boa parte da linha é equipada com um propulsor 1.3 turbo flex, enquanto as mais caras saem de fábrica com um 2.0 turbo a gasolina.

          FICHA TÉCNICA JEEP COMPASS

          • Motor e câmbio (versões Sport, Longitude, Limited e Série S): 1.3 turbo flex de 176 cv e 27,5 kgf.m, câmbio automático de seis marchas, tração dianteira
          • Motor e câmbio (versões Overland e Blackhawk): 2.0 turbo a gasolina de 272 cv e 40,8 kgf.m, câmbio automático de nove marchas, tração 4x4
          • Dimensões: 4,40 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,63 m de altura e entre-eixos de 2,64 m
          • Porta-malas: 476 litros
          • O Compass tem uma ampla gama de versões, com preços que podem chegar a quase R$ 300 mil
            Crédito: Divulgação
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            Volkswagen Taos

            Menor e menos sofisticado que o Tiguan, o Volkswagen Taos é o SUV médio da marca alemã que mais se aproxima do Boreal em porte e características.

              Este argentino é vendido no Brasil em duas versões: Comfortline (R$ 206.990) e Highline (R$ 231.990). Ambas são equipadas com o mesmo motor 1.4 turbo flex e com o câmbio automático de oito marchas.

              FICHA TÉCNICA VOLKSWAGEN TAOS

              • Motor: 1.4 turbo, flex, injeção direta de combustível
              • Potência: 150 cv
              • Torque: 25,5 kgf.m
              • Câmbio: automático de oito marchas
              • Dimensões: 4,46 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,63 m de altura e entre-eixos de 2,68 m
              • Porta-malas: 498 litros
              • O Volkswagen Taos tem porte e proposta semelhantes ao do SUV da Renault
                Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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                Honda ZR-V

                Com preço de tabela de R$ 214.500, o Honda ZR-V é um dos SUVs médios do mercado brasileiro que mais se aproximam das caraterísticas de porte e potência do Renault Boreal.

                De série, esse SUV importado do México tem itens como ar-condicionado de duas zonas, oito airbags, além do pacote ADAS completo.

                FICHA TÉCNICA HONDA ZR-V

                • Motor: 2.0 aspirado, gasolina, injeção multiponto, tração dianteira
                • Potência: 161 cv
                • Torque: 19,1 kgf.m
                • Câmbio: automático CVT
                • Dimensões: 4,57 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,61 m de altura e entre-eixos de 2,66 m
                • Porta-malas: 389 litros
                • Em porte e potência, o SUV da Honda é o modelo que mais se aproxima do Boreal
                  Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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                  Ford Territory

                  Recém-reestilizado na linha 2026, o Ford Territory tem no amplo espaço interno o seu principal trunfo para brigar com outros SUVs médios 100% a combustão com porte semelhante.

                  De série, tem uma lista de equipamentos com itens como ar-condicionado de duas zonas, câmera 360°, bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação e teto solar panorâmico.

                  FICHA TÉCNICA FORD TERRITORY

                  • Motor: 1.5 turbo, gasolina, injeção direta, tração dianteira
                  • Potência: 169 cv
                  • Torque: 25,5 kgf.m
                  • Câmbio: automatizado, sete marchas, dupla embreagem banhada a óleo
                  • Dimensões: 4,69 m de comprimento, 1,94 m de largura, 1,71 m de altura e entre-eixos de 2,67 m
                  • Porta-malas: 448 litros
                  • O amplo espaço interno é um dos trunfos desse concorrente do Boreal
                    Crédito: Divulgação
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