Restrições de crédito afetam venda de carros no Brasil

Queda nas vendas, 11% menores que em setembro, se deve a dificuldade de captação de crédito no exterior; governo libera pacote de ajuda a financiament
  1. Home
  2. Bolso
  3. Restrições de crédito afetam venda de carros no Brasil
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A indústria automotiva não está festejando, mas também não está de luto. Pelo menos foi este o clima presente na apresentação dos números referentes ao mês de outubro da Anfavea Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores. Durante o mês passado, a indústria produziu 296,3 mil unidades de veículos automotores e emplacou 239,2 mil unidades. Se comparado com setembro, que fabricou 300,2 mil e vendeu 268,7 mil, houve uma retração de 1,3% na produção e de 11% no volume de vendas.

Em outubro do ano passado foram fabricadas 297,2 mil unidades, número superior em 0,3% se comparado ao deste ano. Já o volume de vendas durante outubro de 2007 contra outubro de 2008 foi 2,1% menor.

Desde o início de 2008 a outubro a indústria produziu 2,92 milhões de automóveis, volume superior em 17,6 % se comparado com o mesmo período de 2007. Já o resultado de vendas está 23,4% maior, registrando 2,45 milhões de unidades entre janeiro e outubro de 2008.

Apesar de a GM ter divulgado um programa de demissão voluntária no Brasil, possível reflexo da crise mundial que a empresa atravessa, os postos de trabalho em outubro aumentaram em 500 unidades. Hoje, a indústria automotiva emprega 131,6 mil pessoas, entre empregos diretos e indiretos.

O anúncio de que o governo vai liberar R$ 4 bilhões para os bancos administrados pelas montadoras gerou efeito positivo. De acordo com a associação, os efeitos da liberação serão imediatos. Hoje, os carros financiados representam 56% das compras. Em outubro de 2007, este número era de 65%. Os financiamentos caíram porque os recursos costumavam ser captados no exterior, que vem sentido a crise mais fortemente que o Brasil. As projeções de crescimento vão continuar, de acordo com a Anfavea, e devem fechar o ano em 24%.

Siga a gente no Twitter! Novidades, segredos e muito mais: www.twitter.com/WebMotors

Gosta dos mais vendidos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

Volkswagen Gol 1.0

Fiat Palio

Fiat Mille

Ford Fiesta

Chevrolet Celta

Leia também:

SEGREDO! - Renaultsport Mégane Coupé nasce em Genebra

SEGREDO! - Mercedes-Benz CLK estreará em Genebra

SEGREDO! - BMW Z4 terá capota rígida retrátil

SEGREDO - Outlander adota nova dianteira da Mitsubishi

SEGREDO-Segunda geração do Fiat Doblò chega em 2010

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors