Rodízio de pneus: entenda porque ele é importante

Troca de posição pode contribuir para um desgaste mais uniforme e fazer com que os equipamentos tenham mais durabilidade

  1. Home
  2. Bolso
  3. Rodízio de pneus: entenda porque ele é importante
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Ignorado pela maior parte dos motorista, o rodízio é de suma importância para a durabilidade e conservação dos pneus. Você sabia que especialistas recomendam que a troca seja feita junto com cada revisão do veículo, a cada 10 mil quilômetros?

A prática, apesar de trabalhosa, é simples. Sempre acompanhada de alinhamento e balanceamento, a ordem para troca de posição dos pneus varia de acordo com o fabricante do carro. A recomendação é sempre verificar o manual do proprietário para seguir corretamente as instruções do rodízio de pneus.

Carros com tração dianteira tendem a gastar mais os pneus da frente. O pensamento é lógico. Já que as rodas dianteiras são as responsáveis por colocar o carro em movimento, elas sofrem mais com a fricção da borracha com o asfalto.

Leitura dos pneus
icon photo
Legenda: Rodízio de pneus é uma parte que interfere também na segurança do carro
Crédito: iStock

Dessa forma, esses pneus devem ir para a traseira do carro e seguir os seus respectivos lados. O dianteiro esquerdo para a traseira esquerda e o dianteiro direito para a traseira direita.

Os pneus traseiros, porém, devem ser colocados na dianteira de forma cruzada, em formato do 'X'. Ou seja: o traseiro direito vai para dianteira esquerda e o traseiro esquerdo para a dianteira direita.

Homem realiza troca de pneu aparafusando as porcas das rodas
icon photo
Legenda: Trocas de posição do rodízio de pneus devem seguir as recomendações do manual do carro
Crédito: iStock

Já os carros com tração traseira e pneus idênticos nas quatro rodas seguem a lógica inversa. Traseiros para a dianteira seguindo o mesmo lado e traseiros para a dianteira em formato de X.

É importante destacar que o rodízio de pneus deve ser seguido sempre de alinhamento e balanceamento, para que os conjuntos e rodas estejam em condições ideais e sofram desgaste mais uniforme. Com esse cuidado, a tendência é que eles durem mais.

Comentários