Quem disse que a vida de um repórter automotivo é feita só de carrões? Nós também temos a nossa cota de automóveis "basicões" para testar. E um dos últimos que passaram pela minha mão foi a Volkswagen Saveiro Robust.
A versão de entrada do cargueiro da marca alemã é a única picape do mercado brasileiro por menos de R$ 100 mil (custa exatos R$ 99.990). E, de quebra, é o automóvel com caçamba mais acessível do nosso mercado.
Nesses tempos em que as picapes compactas estão ficando cada vez maiores (alô, Chevrolet Montana!), a única concorrente da veterana da Volkswagen é a Fiat Strada, que sai por R$ 103.990 na versão Endurance Cabine Plus 1.3. Confira a seguir três razões para ter a Saveiro Robust e três para correr para a adversária.
A geração atual da Saveiro foi lançada em 2009 e passou por várias mudanças de lá para cá. Mas já não é capaz de esconder os sinais da idade. Mesmo assim, o conjunto motor e câmbio é um ponto que merece muitos elogios. O motor 1.6 16V da família EA211 chegou na Saveiro em 2014 e hoje equipa toda a linha.
Desenvolve 116 cv de potência e 16,1 kgf.m de torque a 4.000 rpm. Aspirado e com injeção multiponto, é confiável e muito elástico, garantindo um bom desempenho para a picape. Já o câmbio de cinco marchas é o ótimo (e tradicional) MQ 200, com engates curtos e muito precisos.
A direção com assistência hidráulica pode não ser tão leve quando os sistemas elétricos. Já a suspensão não tem um acerto tão macio. Mas isso é algo perdoável. Afinal, essa é uma picape voltada para o trabalho.
Apesar de tudo isso, a Saveiro é um carro bom de guiar. Além do desempenho do motor e câmbio, como citamos acima, é um carro muito estável mesmo acima de 110 km/h e com a caçamba vazia. No geral, o comportamento é superior ao da concorrente Fiat Strada. Apesar do projeto mais antigo.
Quem busca um carro de trabalho geralmente busca o melhor custo-benefício possível. Inclusive nos custos operacionais do veículo.
Fiz no Auto Compara uma simulação do preço do seguro da Saveiro Robust para o meu perfil, mas sem descontos e com bônus zerado. A melhor proposta para um seguro completo foi de R$ 3.790,30. Só para comparação, um seguro completo para a Strada Endurance Cabine Plus sairia por R$ 7.657,85.
Se a Saveiro tem o seguro mais barato, a Fiat Strada reage com um custo de manutenção ligeiramente mais baixo que o da picape da Volkswagen.
Fiz aqui uma simulação do custo das revisões até os 50 mil quilômetros. No caso da Saveiro Robust, a conta seria de R$ 4.613,62. Já para manter a concorrente da Fiat em ordem até os 50 mil quilômetros, o proprietário teria que desembolsar R$ 4.032.
Nessa configuração de cabine simples, a Saveiro tem uma capacidade máxima de carga de 664 quilos. Volume menor que o da Strada Endurance Cabine Plus, que leva até 720 quilos.
A Saveiro até tem uma caçamba com comprimento maior que o da concorrente (1,66 m na altura do assoalho, ante os 1,65 m da Strada). Mas o compartimento de carga do modelo da Fiat é mais largo: 1,36 m, contra os 1,24 m da picape da Volkswagen.
A Saveiro Robust tem uma lista de equipamentos tão espartana quanto a da concorrente Strada Endurance. Os únicos "luxos" são o ar-condicionado e os vidros e travas elétricas, que são de série nos dois modelos.
Mas somente a picape da Fiat tem itens como a coluna de direção e cintos com regulagem de altura, e o painel com computador de bordo.