Saveiro Robust: razões para ter ou repensar

Versão "trabalhadeira" do modelo da Volkswagen é a picape leve mais barata do mercado brasileiro. Vale a pena?

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Saveiro Robust: razões para ter ou repensar
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Quem disse que a vida de um repórter automotivo é feita só de carrões? Nós também temos a nossa cota de automóveis "basicões" para testar. E um dos últimos que passaram pela minha mão foi a Volkswagen Saveiro Robust.

A versão de entrada do cargueiro da marca alemã é a única picape do mercado brasileiro por menos de R$ 100 mil (custa exatos R$ 99.990). E, de quebra, é o automóvel com caçamba mais acessível do nosso mercado.

Nesses tempos em que as picapes compactas estão ficando cada vez maiores (alô, Chevrolet Montana!), a única concorrente da veterana da Volkswagen é a Fiat Strada, que sai por R$ 103.990 na versão Endurance Cabine Plus 1.3. Confira a seguir três razões para ter a Saveiro Robust e três para correr para a adversária.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Saveiro Robust: pontos positivos

O conjunto mecânico robusto é um dos pontos fortes da Saveiro Robust - com trocadilho...
Crédito: Evandro Enoshita/WM1
toggle button

Motor e câmbio

A geração atual da Saveiro foi lançada em 2009 e passou por várias mudanças de lá para cá. Mas já não é capaz de esconder os sinais da idade. Mesmo assim, o conjunto motor e câmbio é um ponto que merece muitos elogios. O motor 1.6 16V da família EA211 chegou na Saveiro em 2014 e hoje equipa toda a linha.

Desenvolve 116 cv de potência e 16,1 kgf.m de torque a 4.000 rpm. Aspirado e com injeção multiponto, é confiável e muito elástico, garantindo um bom desempenho para a picape. Já o câmbio de cinco marchas é o ótimo (e tradicional) MQ 200, com engates curtos e muito precisos.

Apesar da direção hidráulica, a Saveiro Robust ainda é um carro bem agradável de guiar
Crédito: Evandro Enoshita/WM1
toggle button

Acerto dinâmico

A direção com assistência hidráulica pode não ser tão leve quando os sistemas elétricos. Já a suspensão não tem um acerto tão macio. Mas isso é algo perdoável. Afinal, essa é uma picape voltada para o trabalho.

Apesar de tudo isso, a Saveiro é um carro bom de guiar. Além do desempenho do motor e câmbio, como citamos acima, é um carro muito estável mesmo acima de 110 km/h e com a caçamba vazia. No geral, o comportamento é superior ao da concorrente Fiat Strada. Apesar do projeto mais antigo.

O seguro da Saveiro Robust é mais barato que o da principal concorrente
Crédito: Evandro Enoshita/WM1
toggle button

Seguro mais barato

Quem busca um carro de trabalho geralmente busca o melhor custo-benefício possível. Inclusive nos custos operacionais do veículo.

Fiz no Auto Compara uma simulação do preço do seguro da Saveiro Robust para o meu perfil, mas sem descontos e com bônus zerado. A melhor proposta para um seguro completo foi de R$ 3.790,30. Só para comparação, um seguro completo para a Strada Endurance Cabine Plus sairia por R$ 7.657,85.

Saveiro Robust: pontos negativos

O motor 1.6 16V de 116 cv é confiável e entrega bom desempenho
Crédito: Evandro Enoshita/WM1
toggle button

Custo de manutenção

Se a Saveiro tem o seguro mais barato, a Fiat Strada reage com um custo de manutenção ligeiramente mais baixo que o da picape da Volkswagen.

Fiz aqui uma simulação do custo das revisões até os 50 mil quilômetros. No caso da Saveiro Robust, a conta seria de R$ 4.613,62. Já para manter a concorrente da Fiat em ordem até os 50 mil quilômetros, o proprietário teria que desembolsar R$ 4.032.

A Saveiro Robust tem capacidade de carga de até 664 quilos
Crédito: Evandro Enoshita/WM1
toggle button

Capacidade de carga

Nessa configuração de cabine simples, a Saveiro tem uma capacidade máxima de carga de 664 quilos. Volume menor que o da Strada Endurance Cabine Plus, que leva até 720 quilos.

A Saveiro até tem uma caçamba com comprimento maior que o da concorrente (1,66 m na altura do assoalho, ante os 1,65 m da Strada). Mas o compartimento de carga do modelo da Fiat é mais largo: 1,36 m, contra os 1,24 m da picape da Volkswagen.

A lista de equipamentos da Saveiro Robust é bem enxuta, mas o ar-condicionado é de série
Crédito: Evandro Enoshita/WM1
toggle button

Equipamentos

A Saveiro Robust tem uma lista de equipamentos tão espartana quanto a da concorrente Strada Endurance. Os únicos "luxos" são o ar-condicionado e os vidros e travas elétricas, que são de série nos dois modelos.

Mas somente a picape da Fiat tem itens como a coluna de direção e cintos com regulagem de altura, e o painel com computador de bordo.

Veja mais

    Vídeo relacionado

    Comentários