Com um orçamento de R$ 40 mil, você pode levar para casa um veículo versátil, robusto e bem equipado, muitas vezes com mais itens de série do que um carro popular novo. A relação custo-benefício é, sem dúvida, o grande atrativo. Mas como escolher o modelo certo em meio a tantas alternativas?
Para te ajudar nessa missão, a equipe da Webmotors mergulhou em centenas de anúncios, consultou opiniões de donos e conversou com especialistas do setor. Selecionamos os 10 melhores SUVs usados até R$ 40 mil com base em critérios rigorosos: durabilidade do conjunto mecânico, custo de manutenção, disponibilidade de peças, consumo de combustível, espaço interno e, claro, o preço médio de mercado. Prepare-se para encontrar o seu próximo carro!
Resumo
- Melhores opções gerais: Renault Duster e Ford EcoSport se destacam pela robustez, baixo custo de manutenção e ampla rede de concessionárias.
- Para quem busca conforto: Chevrolet Captiva e Dodge Journey oferecem um pacote de equipamentos mais recheado e bom espaço interno, mas exigem atenção ao consumo e manutenção.
- Aventureiros e 4x4: Mitsubishi Pajero TR4 e Suzuki SX4 são as escolhas ideais para quem precisa de tração nas quatro rodas e não tem medo de uma estrada de terra.
- Custo-benefício e modernidade: JAC T6 e Peugeot 3008 podem ser encontrados em anos mais recentes e com mais tecnologia embarcada, representando uma ótima compra se bem cuidados.
Os 10 melhores SUVs usados por até R$ 40 mil
Encontrar um suv usado até 40 mil exige pesquisa, mas as opções são variadas e podem agradar a diferentes perfis. Abaixo, listamos 10 modelos que se encaixam nesse orçamento, com uma análise completa para te ajudar a decidir.Ford EcoSport (2012)
Pioneiro dos SUVs compactos no Brasil, o Ford EcoSport continua sendo uma excelente opção de SUV barato usado até 40 mil. O modelo 2012, da primeira geração, é conhecido pela mecânica confiável e de manutenção simples e barata, compartilhando muitas peças com o Fiesta.
- Versões e Motorização: As versões mais comuns nessa faixa de preço são a Freestyle 1.6 e a XLT 2.0. A versão 2.0 automática é uma boa pedida para quem busca mais conforto na cidade, embora o câmbio de 4 marchas não seja um primor de eficiência.
- Pontos Fortes: Manutenção acessível, grande oferta de peças, boa altura do solo e design que ainda agrada. O estepe na traseira confere um ar aventureiro e libera espaço no porta-malas.
- Pontos Fracos: O espaço interno é limitado, principalmente no banco traseiro, e o porta-malas de 296 litros é pequeno para uma família. O acabamento interno é simples, com muito plástico rígido.
- Consumo Médio:
- 1.6 manual: 6,5 km/l (etanol) e 9,5 km/l (gasolina) na cidade; 8,0 km/l (etanol) e 11,5 km/l (gasolina) na estrada.
- 2.0 automático: 5,5 km/l (etanol) e 8,0 km/l (gasolina) na cidade; 7,0 km/l (etanol) e 10,0 km/l (gasolina) na estrada.
- Preço Médio: Confira os valores exatos comparando nossa tabela fipe com a tabela Webmotors.
Chevrolet Captiva (2011)
Se você busca um SUV com mais presença, conforto e um motor potente, a Chevrolet Captiva pode ser a escolha certa. Com design imponente e um bom pacote de equipamentos, ela entrega uma experiência de carro de categoria superior por um preço de popular.
- Versões e Motorização: O modelo 2011 pode ser encontrado com motor 2.4 Ecotec de 4 cilindros (185 cv) ou o potente 3.0 V6 (268 cv), ambos com câmbio automático de 6 marchas. A versão 2.4 é a mais recomendada pelo equilíbrio entre desempenho e consumo.
- Pontos Fortes: Ótimo nível de conforto, bom acabamento interno, lista de equipamentos generosa (com itens como bancos de couro e teto solar em algumas versões) e desempenho vigoroso, especialmente no V6.
- Pontos Fracos: O consumo de combustível é elevado, principalmente no V6. A manutenção é mais cara que a dos concorrentes nacionais, e algumas peças podem ser difíceis de encontrar. O porta-malas de 383 litros é apenas mediano para o porte do carro.
- Consumo Médio:
- 2.4 automático: 6,8 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada (gasolina).
- 3.0 V6 automático: 6,0 km/l na cidade e 9,0 km/l na estrada (gasolina).
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Kia Sportage (2010–2013)
A terceira geração do Kia Sportage revolucionou o design da categoria e ainda hoje chama a atenção por onde passa. É um dos melhores suv até 40 mil para quem valoriza estilo, bom acabamento e uma mecânica confiável.
- Versões e Motorização: Nessa faixa de preço, é possível encontrar modelos de 2010 a 2013. O motor é sempre o 2.0 16V, que pode ser encontrado com câmbio manual ou automático de 6 marchas.
- Pontos Fortes: Design atemporal, interior bem acabado e com materiais de qualidade, boa lista de equipamentos de série e mecânica robusta, compartilhada com o Hyundai ix35.
- Pontos Fracos: O espaço do porta-malas (465 litros declarados, mas com medições que apontam menos) pode não ser ideal para famílias grandes. O consumo não é dos melhores, e as peças de acabamento podem ter um custo mais elevado.
- Consumo Médio:
- 2.0 automático: 6,5 km/l (etanol) e 9,0 km/l (gasolina) na cidade; 8,0 km/l (etanol) e 11,0 km/l (gasolina) na estrada.
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Mitsubishi Pajero TR4 (2008)
Para quem busca um SUV de verdade, com robustez e capacidade para encarar qualquer terreno, a Pajero TR4 é imbatível. É um jipe com roupa de SUV, ideal para quem vive no campo ou gosta de aventuras no fim de semana.
- Versões e Motorização: O modelo 2008, já com o facelift, usa um motor 2.0 16V flex de até 133 cv. Pode ser encontrado com câmbio manual de 5 marchas ou automático de 4, sempre com tração 4x4 com opção de reduzida.
- Pontos Fortes: Robustez lendária da Mitsubishi, excelente capacidade off-road, suspensão resistente e mecânica confiável. É um carro valente que aguenta o tranco.
- Pontos Fracos: O espaço interno é bastante limitado, assim como o porta-malas. O consumo de combustível é alto e o conforto a bordo não é seu forte, sendo um carro mais "duro" para o uso urbano diário.
- Consumo Médio:
- 2.0 4x4 automático: 5,0 km/l (etanol) e 7,0 km/l (gasolina) na cidade; 6,5 km/l (etanol) e 9,0 km/l (gasolina) na estrada.
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Renault Duster (primeira geração)
O Renault Duster é um campeão de custo-benefício. Ele se destaca por oferecer muito espaço interno e um porta-malas gigante por um preço competitivo. É a escolha pragmática para quem precisa de um carro familiar robusto e funcional.
- Versões e Motorização: Nessa faixa de R$ 40 mil, é possível encontrar unidades de 2013 a 2015, especialmente nas versões Expression 1.6 ou Dynamique 1.6 e 2.0. A versão 2.0 automática usa o conhecido e problemático câmbio AL4 de 4 marchas, que exige atenção redobrada na hora da compra.
- Pontos Fortes: Espaço interno generoso, o maior porta-malas da categoria (475 litros), suspensão robusta e elevada, ideal para as ruas brasileiras. A manutenção do motor 1.6 é barata.
- Pontos Fracos: Acabamento interno muito simples e com plásticos de baixa qualidade. O design é funcional, mas não encanta. O câmbio automático de 4 marchas é lento e pode apresentar problemas crônicos.
- Consumo Médio:
- 1.6 manual: 6,7 km/l (etanol) e 9,8 km/l (gasolina) na cidade; 7,8 km/l (etanol) e 11,2 km/l (gasolina) na estrada.
- 2.0 automático: 5,8 km/l (etanol) e 8,5 km/l (gasolina) na cidade; 7,0 km/l (etanol) e 10,0 km/l (gasolina) na estrada.
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JAC T6 (2014)
Para quem quer um carro mais novo, o JAC T6 pode ser uma surpresa agradável. Lançado em 2014, é possível encontrar unidades desse ano dentro do orçamento, o que significa um SUV mais moderno e, potencialmente, menos rodado.
- Versões e Motorização: Ele vem em versão única, com motor 2.0 16V a gasolina de 160 cv e câmbio manual de 5 marchas. Uma versão automática (CVT) foi lançada posteriormente, mas costuma ultrapassar os R$ 40 mil.
- Pontos Fortes: Design inspirado no Hyundai ix35, bom pacote de equipamentos (com central multimídia e câmera de ré), amplo espaço interno e porta-malas de 610 litros. Por ser mais novo, pode estar em melhor estado de conservação.
- Pontos Fracos: A marca JAC ainda enfrenta alguma desconfiança no mercado, o que leva a uma maior desvalorização. A rede de concessionárias é pequena, o que pode dificultar a manutenção em algumas cidades.
- Consumo Médio:
- 2.0 manual: 7,5 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada (gasolina).
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Suzuki SX4 (2012)
O Suzuki SX4 é um crossover que mistura características de hatch e SUV. Com design assinado pelo estúdio Italdesign Giugiaro, ele se destaca pela dirigibilidade e pela opção de tração 4x4, algo raro no segmento.
- Versões e Motorização: Equipado com motor 2.0 a gasolina de 145 cv, pode ter câmbio manual de 5 marchas ou automático de 4. O grande diferencial é o sistema de tração i-AWD, que permite rodar em 4x2, 4x4 Auto ou 4x4 Lock.
- Pontos Fortes: Dirigibilidade agradável, semelhante a de um hatch médio, mecânica japonesa confiável e a versatilidade da tração 4x4, que aumenta a segurança em pisos molhados e permite incursões leves na terra.
- Pontos Fracos: O espaço interno e o porta-malas de 270 litros são pequenos, comparáveis aos de um hatch compacto. O câmbio automático de 4 marchas limita o desempenho e eleva o consumo.
- Consumo Médio:
- 2.0 4x4 automático: 8,0 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada (gasolina).
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Peugeot 3008 (2011–2012)
O Peugeot 3008 é outra opção que foge do comum. Ele mistura elementos de SUV, minivan e hatch, resultando em um carro com design único, interior sofisticado e um excelente motor.
- Versões e Motorização: Nessa faixa de preço, você encontra a versão Griffe, equipada com o aclamado motor 1.6 THP (Turbo High Pressure) de 165 cv e câmbio automático de 6 marchas.
- Pontos Fortes: Desempenho excelente graças ao motor turbo, acabamento interno de alta qualidade (com head-up display e teto panorâmico), bom espaço interno e porta-malas versátil com assoalho ajustável.
- Pontos Fracos: O motor THP exige manutenção rigorosa e uso de gasolina de boa qualidade para evitar problemas crônicos (como o da corrente de comando). A manutenção geral da Peugeot tende a ser mais cara.
- Consumo Médio:
- 1.6 THP automático: 8,5 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada (gasolina).
- Preço Médio: Confira os valores exatos comparando nossa tabela fipe com a tabela Webmotors.
Comparativo: qual SUV usado até R$ 40 mil escolher?
A escolha do melhor SUV até 40 mil depende diretamente do seu perfil e das suas necessidades. Para facilitar, criamos um comparativo focado em diferentes tipos de uso.- A escolha do melhor SUV até 40 mil depende diretamente do seu perfil e das suas necessidades. Para facilitar, criamos um comparativo focado em diferentes tipos de uso.
- Melhor opção para cidade e economia: O Renault Duster 1.6 manual é uma escolha racional. Seu motor é econômico para o porte do carro, e a suspensão elevada lida bem com buracos e valetas. O Ford EcoSport 1.6 também é uma boa alternativa, com manutenção ainda mais barata.
- Melhor opção para família: O Dodge Journey é imbatível em espaço, sendo a única opção com 7 lugares nesta lista. Para quem não precisa de tantos assentos, o Renault Duster se destaca pelo porta-malas gigante e ótimo espaço no banco traseiro.
- Melhor custo-benefício: Considerando o conjunto de fatores como preço de compra, custo de manutenção, consumo e liquidez no mercado, o Renault Duster e o Ford EcoSport são os que oferecem a compra mais segura e com menor desvalorização.
- Melhor opção para viagens: A Chevrolet Captiva e o Peugeot 3008 oferecem um nível superior de conforto, silêncio a bordo e desempenho, tornando viagens longas mais prazerosas. O Journey também se destaca pelo conforto de rodagem.
- Melhor opção para quem busca robustez: Sem dúvida, a Mitsubishi Pajero TR4 é a campeã. Com chassi de longarina e tração 4x4 com reduzida, é um veículo feito para durar e enfrentar condições severas. O Duster também é conhecido por sua suspensão parruda.
Cuidados ao comprar um SUV usado antigo
Comprar um SUV barato usado até R$ 40 mil pode ser um ótimo negócio desde que você tome alguns cuidados importantes. Lembre-se: estamos falando de veículos com cerca de 10 anos de uso, o que exige atenção redobrada.Verifique o histórico completo
- Solicite o laudo cautelar para saber se o carro já sofreu acidentes graves, passou por leilão ou tem alguma restrição legal.
- Leve o veículo a um mecânico de confiança. Peça uma análise completa do motor, câmbio (especialmente os automáticos), suspensão, freios e sistema de arrefecimento. Vazamentos de óleo são sinal de alerta.
- Faça um test-drive longo e observe trancos, ruídos ou lentidão nas trocas de marcha. Reparos em câmbio automático podem ser caros.
- Teste todos os componentes: faróis, vidros, travas, central multimídia e ar-condicionado. Problemas elétricos costumam ser complexos e dispendiosos.
- Procure sinais de ferrugem, desalinhamento de peças e desgaste excessivo no interior — indicativos de uso severo ou falta de cuidado.
- Verifique se IPVA, licenciamento e multas estão pagos. A transferência só pode ser feita com tudo regularizado.
Por que comprar um SUV usado por até R$ 40 mil?
Investir em um SUV usado de até R$ 40 mil pode ser uma excelente alternativa para quem busca mais espaço, conforto e segurança sem comprometer o orçamento. Veja os principais motivos:- Versatilidade para diferentes usos
- Espaço interno e porta-malas
- Altura em relação ao solo
- Sensação de segurança
- Boa revenda
Onde buscar ofertas confiáveis?
Se você está procurando SUVs usados por até R$ 40 mil, a Webmotors é o melhor lugar para encontrar ofertas confiáveis e variadas. A plataforma reúne milhares de anúncios de veículos de todo o Brasil, com filtros avançados que facilitam a busca por modelos, anos, preços e localização.Como encontrar o SUV ideal na Webmotors:
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- No campo de busca, selecione “Carros” e depois “Usados”
- Escolha a categoria “SUV”
- Defina o preço máximo de R$ 40.000
- Refine por ano, marca, modelo ou localização, conforme sua preferência
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Financiando seu SUV usado: o que você precisa saber
Se você está pensando em comprar um SUV usado por até R$ 40 mil, saiba que é possível financiar o veículo com condições acessíveis e flexíveis. Veja abaixo os principais pontos que você precisa considerar:Opções de financiamento disponíveis
A maioria dos bancos e financeiras oferece crédito para veículos usados, com prazos que podem chegar a 60 meses. O Santander, por exemplo, financia carros com até 10 anos de uso, o que inclui boa parte dos SUVs disponíveis nessa faixa de preço.
- Como calcular o valor das parcelas
- SUV de R$ 40.000
- Entrada de R$ 10.000
- Financiamento de R$ 30.000 em 48x
- Parcela estimada: cerca de R$ 900 a R$ 1.100 (dependendo da taxa de juros)
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