Normalmente bem mais caro, o Stonic agora passa a brigar diretamente com o nacional Fiat Pulse. Ambos têm porte semelhante e motores 1.0 turbo. Mas a presença do sistema híbrido leve de 48 Volts no SUV da Kia permite que saia ganhando em consumo de combustível no uso urbano.
Combinado com um câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem, o motor a gasolina de 120 cv do Stonic permite médias de 13,7 km/l (cidade) e 13,8 km/l (estrada). Já no Pulse, o propulsor 1.0 turbo de 130 cv e o câmbio CVT permitem ao utilitário compacto feito em Betim (MG) registrar médias, com gasolina, de 12,1 km/l (cidade) e 14,4 km/l (estrada).
O Kia Stonic ficou mais barato, mas mantém o mesmo pacote único de equipamentos: ar-condicionado automático, bancos com revestimento em couro e tecido, rodas de liga leve de 17 polegadas, seis airbags, multimídia com tela de oito polegadas, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, controlador automático de velocidade, start-stop, chave presencial e faróis com acendimento automático.
Vale destacar que, mesmo sendo um eletrificado mais simples, o Kia Stonic é considerado um híbrido para efeitos tributários: ou seja, se beneficia de desconto de IPVA em alguns estados. Além disso, é isento do rodízio de veículos em São Paulo.
Vídeo relacionado
Veja mais
- Kia Stonic é bem-feito, completinho e econômico
- Corolla Hybrid x Kia Stonic: híbridos mais baratos
- Veja 5 SUVs econômicos para “escapar” do Carnaval
Comentários