Tem uma faixa do mercado automotivo brasileiro que anda bem aquecida nos últimos tempos: é a dos SUVs até R$ 150 mil.
Se antes eram poucas as opções de utilitários esportivos nessa faixa, hoje o que não faltam são modelos, que vão desde o novato Volkswagen Tera até veteranos como o Renault Duster e o Nissan Kicks Play.
E essa lista vai engordar mais nos próximos meses, com as chegadas de novidades como o Honda WR-V e o Toyota Yaris Cross. Confira a seguir as opções de SUVs - zero-quilômetro - até R$ 150 mil disponíveis no mercado brasileiro.
E aí? Vale comprar já ou esperar as novidades?
Fiat Pulse
O Fiat Pulse tem cinco versões na faixa de preço até R$ 150 mil, numa lista que vai da Drive 1.3 manual (R$ 99.990) até a Impetus Turbo Hybrid (R$ 146.990).
São três opções de motorização - 1.3 aspirado, 1.0 turbo e 1.0 turbo híbrido-leve) e duas de câmbio: manual de cinco marchas ou automático CVT.
Renault Kardian
O Renault Kardian é comercializado em cinco versões, com preços entre R$ 113.690 (Evolution manual) e R$ 149.990 (Iconic).
A única opção de motorização do modelo é o motor 1.0 turbo de 125 cv de potência, que pode ser combinado com um câmbio manual de seis marchas ou um automatizado de dupla embreagem.
Volkswagen Tera
O Volkswagen Tera é o único dos subcompactos com uma opção de motor 1.0 aspirado de 84 cv de potência, que equipa a versão MPI (R$ 105.890). Além da MPI, o Tera é vendido em outras três configurações: TSI manual (R$ 118.890), Comfort (R$ 128.890) e High (R$ 141.890).
Nas versões mais caras, o Tera é equipado com o propulsor 1.0 turbo de 116 cv de potência, que pode ser combinado com um câmbio manual de cinco marchas ou o automático de seis velocidades.
Citroën Basalt
Apesar dos generosos - para um SUV compacto - 4,34 m de comprimento, o Citroën Basalt é uma das opções mais acessíveis do mercado de SUVs. São quatro versões, com preços entre R$ 101.490 (Feel manual) e R$ 124.990 (Dark Edition).
Apenas a versão de entrada é equipada com o motor 1.0 aspirado, de 75 cv de potência, e o câmbio manual de cinco marchas. O restante da gama é equipada com o 1.0 turbo de 130 cv de potência, casado à transmissão automática CVT.
Fiat Fastback
Apenas uma versão do Fiat Fastback é vendida na faixa abaixo dos R$ 150 mil: é a configuração de entrada Turbo 200, de R$ 119.990.
Com o propulsor 1.0 de 130 cv de potência e um câmbio automático CVT, o Fastback mais acessível tem uma boa lista de equipamentos, com direito a ar-condicionado automático, controlador automático de velocidade e multimídia com tela de 8,4 polegadas.
Volkswagen Nivus
Mesmo com a concorrência interna do Tera, o Volkswagen Nivus ainda pode ser encontrado em duas versões na faixa abaixo dos R$ 150 mil: a Sense (R$ 119.990) e a Comfortline (R$ 149.990).
Ambas são equipadas com o mesmo conjunto mecânico: motor 1.0 turbo de 128 cv de potência e câmbio automático de seis marchas.
Caoa Chery Tiggo 5X
O modelo é vendido na versão de entrada Sport por R$ 119.990. Diferentemente das versões mais caras, o motor 1.5 turbo não é híbrido-leve e desenvolve 150 cv de potência. O câmbio é automático CVT.
De série, o modelo tem banco do motorista com ajustes elétricos, multimídia com tela de 10,25 polegadas, controlador automático de velocidade, seis airbags e chave presencial.
Caoa Chery Tiggo 7 Sport
Com preço de tabela de R$ 139.990, o Tiggo 7 Sport é o SUV médio mais acessível do mercado brasileiro.
Tem o mesmo conjunto mecânico do Tiggo 5X Sport, além de uma lista de equipamentos também bem parecida, com direito a banco do motorista com ajustes elétricos, multimídia com tela de 10,25 polegadas, controlador automático de velocidade, seis airbags e chave presencial.
Chevrolet Tracker
O SUV compacto Chevrolet Tracker tem duas versões na faixa de preço até R$ 150 mil. As configurações de entrada Turbo (R$ 119.900) e LT (R$ 142.490).
Ambas são equipadas com o mesmo conjunto mecânico: motor 1.0 turbo de 121 cv de potência e câmbio automático de seis marchas.
Citroën Aircross
Por menos de R$ 150 mil, o Citroën Aircross é o único SUV do mercado brasileiro com a opção de sete lugares. Os assentos no porta-malas estão disponíveis na versão Feel sete lugares, de R$ 123.990.
Mas há a opção do Aircross Feel sem os assentos adicionais, por R$ 118.800. Em ambas as versões, o motor é o 1.0 turbo de 130 cv de potência, combinado a um câmbio automático CVT.
Jeep Renegade
Na faixa de preço dessa lista, o Jeep Renegade tem apenas uma opção de configuração: a versão de entrada Sport, de R$ 118.290.
Apesar da lista de equipamentos mais enxuta, o grande diferencial do Renegade de entrada é a motorização: o mesmo 1.3 turbo de 176 cv de potência que equipa as versões mais caras do modelo. O câmbio é automático, de seis marchas.
Nissan Kicks Play
Com preços entre R$ 117.990 (Active) e R$ 150.190 (Advance), o Nissan Kicks Play se tornou uma opção para quem busca um SUV compacto com bom custo-benefício.
Com bom espaço interno e boa lista de equipamentos de conforto, o modelo é equipado com um econômico conjunto motriz composto pelo motor 1.6 aspirado de 113 cv de potência e um câmbio automático CVT.
Peugeot 2008
O SUV compacto Peugeot 2008 tem apenas uma versão abaixo de R$ 150 mil. É a configuração Active, com motor 1.0 turbo de 130 cv de potência e câmbio automático CVT.
Com visual arrojado por dentro e por fora, o modelo sai de fábrica com ar-condicionado automático, sensor de chuva, airbags laterais, multimídia com tela de 10,3 polegadas e controlador automático de velocidade.
Renault Duster
O Renault Duster pode até ser um veterano, mas está longe de ser esquecido: foram mais de 13 mil unidades emplacadas no ano. Robusto e com ampla cabine, tem duas versões abaixo de R$ 150 mil: Intense manual (R$ 139.890) e Intense Plus (R$ 149.490).
Ambas estão equipadas com o mesmo motor 1.6 aspirado de 120 cv de potência, combinado com um câmbio manual de cinco marchas ou um automático CVT.
Volkswagen T-Cross
Está em busca de um Volkswagen T-Cross e quer gastar menos de R$ 150 mil? A única versão disponível é a versão de entrada Sense, de R$ 119.990. Com uma lista de equipamentos mais enxuta, fica devendo itens como o pacote ADAS e as rodas de liga leve das configurações mais caras.
Pelo menos o conjunto mecânico é o mesmo dos T-Cross mais refinados: motor 1.0 turbo de 128 cv de potência e câmbio automático de seis marchas.