Já falamos dos utilitários esportivos mais econômicos. Agora, chegou a hora de fazer o inverso: falar dos SUVs compactos mais potentes do Brasil.
Adiantamos que alguns dos modelos dessa lista são equipados com a mesma motorização. Por esse motivo, nós aqui do WM1 definimos alguns fatores de desempate.
Por exemplo: em caso de empate na cavalaria, quem acelera mais rápido de zero a 100 km/h leva a melhor. Se mesmo assim a parada ficar travada, leva a taça o carro mais veloz. Confira a seguir os 10 SUVs compactos mais potentes do Brasil.

Com preço de R$ 174.690, o T-Cross Highline é o topo de linha do SUV compacto da Volkswagen. Nesta versão, o modelo é equipado com um motor 1.4 turbo de 150 cv, combinado com um câmbio automático de seis marchas.
O propulsor, que coloca o SUV da Volkswagen na 10ª colocação da lista, permite que o modelo acelere de zero a 100 km/h em 8,8 segundos, atingindo a velocidade máxima de 198 km/h.
O Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive é a primeiro e único eletrificado da lista. O SUV da marca sino-brasileira tem motor 1.5 turbo com tecnologia híbrida leve de 48 Volts.
Com etanol, são 160 cv de potência. Ou 10 cv a mais que no carro 100% a combustão. O preço desse 5X híbrido leve? R$ 154.990.
Com preço de R$ 179.890, o topo de linha Hyundai Creta Ultimate é o único carro da lista com um motor de aspiração natural: o 2.0 flex e com injeção multiponto, que desenvolve 168 cv de potência.
Esse motor, combinado com um câmbio automático de seis marchas, permite ao SUV compacto acelerar de zero a 100 km/h em 9,3 segundos e atingir a velocidade máxima de 190 km/h.
A versão de topo do Renault Duster (R$ 148.990) é a única equipada com o motor 1.3 turbo de 170 cv, combinado com um câmbio automático CVT de oito marchas simuladas.
O propulsor sobrealimentado permite que o SUV da marca francesa acelere de zero a 100 km/h em 9,8 segundos e atinja a velocidade máxima de 180 km/h.
O motor 1.6 turbo THP de 173 cv equipa as versões Style (R$ 129.990) e Griffe (R$ 134.990) do Peugeot 2008. Sempre combinado a um câmbio automático de seis marchas.
Apesar de ser um carro que faz hora extra no mercado, o SUV compacto da Peugeot ainda agrada pelo bom desempenho: zero a 100 km/h em 8,1 segundos, com velocidade máxima de 209 km/h.
O Citroën C4 Cactus tem três versões com o motor 1.6 turbo THP de 173 cv: Feel Pack (R$ 125.990), Shine Pack (R$ 139.990) e Noir (R$ 140.990).
Com o mesmo conjunto mecânico do Peugeot 2008, o modelo da Citroën consegue um desempenho ainda mais interessante: zero a 100 km/h em 7,7 segundos, com velocidade máxima de 212 km/h.
Com preço de R$ 151.200, o Honda HR-V Touring se diferencia das versões mais acessíveis da linha justamente pela motorização: um propulsor 1.5 turbo com injeção direta, que desenvolve 177 cv.
O motor é combinado com um câmbio automático CVT, mas é uma pena que a Honda não divulga os números oficiais de desempenho. A boa notícia é que já testamos esse HR-V Touring e o desempenho é um dos pontos fortes do modelo.
O Jeep Renegade flex era muito criticado pelo baixo desempenho nos tempos do motor 1.8 aspirado. Mas isso mudou com a chegada do motor 1.3 GSE turbo flex, de 185 cv, que passou a equipar toda a gama no mercado brasileiro. Incluindo a versão de entrada "1.3 Turbo", que sai por R$ 118.290.
Nas versões com tração 4x2 e o câmbio automático de seis marchas, o Renegade turbo vai de zero a 100 km/h em 8,8 segundos e atinge 208 km/h de velocidade máxima.
A Abarth (R$ 149.990) é a versão mais extrema do Pulse. Além do conjunto mecânico afinado para quem gosta de acelerar, o SUV compacto esportivo tem o mesmo motor 1.3 turbo de 185 cv do Renegade.
Quase 200 quilos mais leve que o modelo da Jeep, o Pulse Abarth (obviamente) entrega números superiores de desempenho: zero a 100 km/h em 7,6 segundos e velocidade máxima de 215 km/h.
Foi por muito pouco que o SUV-cupê Fastback Abarth (R$ 159.990) não perdeu o título para o Pulse Abarth. Também com a chancela da Abarth, o braço esportivo da Fiat, o modelo é mais um Stellantis equipado com o motor 1.3 turbo de 185 cv.
Coincidentemente, o Fastback acelera de zero a 100 km/h nos mesmos 7,6 segundos que o Pulse esportivo. Esse título acabou decidido na velocidade máxima: 220 km/h.