Terremoto e tsunami japoneses obrigam fabricantes a interromperem a produção

Honda, Toyota, Subaru, Mazda, Nissan e Mitsubishi anunciaram paralisação temporária de suas fábricas
  1. Home
  2. Bolso
  3. Terremoto e tsunami japoneses obrigam fabricantes a interromperem a produção
Rodrigo Ribeiro
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

– O terremoto seguido de tsunami que devastou parte do Japão completa uma semana hoje, mas as fabricantes locais ainda contabilizam os prejuízos provocados pela tragédia. Apesar de nenhuma montadora ter sofrido danos severos em suas plantas, a destruição de parte da infra-estrutura do país impede o fornecimento de componentes. Por isso, Mazda, Honda, Toyota, Mitsubishi, Nissan, Suzuki e Subaru já anunciaram paralisação parcial ou total de suas fábricas no Japão.

A tragédia destruiu estradas e ferrovias, além de atingir diretamente fornecedores cruciais das fabricantes. Além disso, diversos portos foram atingidos pela onda gigante que se seguiu ao terremoto. Somente a Nissan afirma ter perdido 2.300 veículos de exportação que aguardavam no porto para embarcarem nos navios de transporte. O prejuízo não foi só material – em comunicado, a Honda afirma que um de seus funcionários faleceu devido ao desabamento da cafeteria onde estava.

Os reflexos começam a se mostrar em outros países. Hoje 18 a GM comunicou a paralisação da linha de produção das picapes GMC Canyon e Chevrolet Colorado devido à interrupção do fornecimento de peças japonesas. A fabricante não informou quais componentes são esses, mas sabe-se que as versões automáticas dos utilitários usam transmissões da japonesa Aisin.

No Brasil filiais e representantes das fabricantes já se pronunciaram afirmando que a curto prazo não haverá prejuízo na venda de importados e na produção nacional de modelos com componentes japoneses. Contudo, lojistas e fontes internas das fábricas demonstram preocupação com o término iminente do estoque de peças e carros oriundos do Japão. Em meio à grave crise nuclear que sucedeu o terremoto, o governo japonês não tem previsão de quando os reparos na infraestrutura do país serão concluídos.

Twitter
_________________

Ainda não decidiu que carro ou moto comprar? Teste a nova busca WebMotors e escolha o modelo ideal para você.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors