Tipo de carroceria influencia desvalorização

Carros cupê são os que mais devalorizam, segundo Índice WebMotors
  1. Home
  2. Bolso
  3. Tipo de carroceria influencia desvalorização
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


Sabia que o tipo de carroceria pode influenciar diretamente na desvalorização de um veículo? Pois é. De acordo com levantamento realizado pelo Índice WebMotors, os automóveis estilo cupê apresentaram maior depreciação (11,1%) entre maio de 2013 e maio deste ano. Em contrapartida, na outra ponta da tabela, as picapes registraram menor queda no preço, somente 5,4%.

Os motivos pela alta desvalorização acentuada dos modelos cupê estão diretamente relacionados a algumas características que não agradam a grande parte do consumidor brasileiro, como o fato de ser apenas duas portas – o Brasil é um País de veículos de quatro portas – e pela falta de espaço no banco traseiro para levar até três pessoas confortavelmente, um ‘pecado’ especialmente para quem tem família.

No ranking das carrocerias que mais depreciam, os conversíveis e os utilitários esportivos aparecem logo na sequência com 9,1% e 8,4%, respectivamente.

OUTRO LADO DA MOEDA

Se os cupês estão em baixa, as picapes aparecem como veículos que menos desvalorizaram, com somente 5,4%. E tal número se explica especialmente pelo fato serem extremamente útil para o trabalho, transportando cargas em trajetos curtos e urbanos. Por esta mesma razão, vans/utilitários também estão entre as que menos perdem valor no mercado, com 6,6% de depreciação, segundo o Índice WebMotors.

Os hatches também ocupam posição de destaque no ranking como segunda categoria que menos desvaloriza – apenas 6%.

ÍNDICE WEBMOTORS

Para a elaboração da análise da desvalorização por carroceria, o Índice WebMotors utilizou informações coletadas em seu banco de dados. Foram usados como parâmetro os veículos com no mínimo cinco anúncios. Além de excluídos os modelos com valores considerados muito acima ou abaixo do padrão, blindados e com modificações. O levantamento foi baseado somente nos tipos de carroceria e não levou em consideração a comparação entre modelos e marcas correspondentes.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors