Toyota comemora 10 milhões de veículos produzidos na América do Norte

Número é soma das atividades iniciadas em 1986, com o Corolla FX
  1. Home
  2. Bolso
  3. Toyota comemora 10 milhões de veículos produzidos na América do Norte
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

-
A Toyota está comemorando a marca de 10 milhões de veículos fabricados na América do Norte. O número é a soma das unidades fabricadas no continente desde 1986, quando o primeiro veículo Corolla FX americano saiu da linha de montagem da New United Motor Manufacturing, Inc. NUMMI. Localizada em Fremont, na Califórnia, a fábrica é fruto de uma joint venture com a Gereral Motors e foi inaugurada em 1984.

Presente no Brasil desde 1958, a montadora argumenta que a instabilidade da economia e o protecionismo do mercado fizeram com que a empresa tivesse uma presença tímida durante vários anos. A situação só começou a se reverter a partir de 1998, com a inauguração da planta de Indaiatuba, no interior de São Paulo.

Hoje em dia, no mercado norte-americano, de 18 modelos Toyota vendidos, nove são produzidos nas quatro plantas instaladas nos Estados Unidos Califórnia, Kentucky e Indiana e Canadá Ontario. Na fábrica da Califórnia também é produzido o modelo Voltz que é destinado ao mercado japonês.

Para o próximo ano, os planos são de que a produção anual atinja a casa de um milhão e 450 mil unidades. Também em 2003, a fábrica da Califórnia iniciará a produção do modelo Pontiac Vibe para o mercado americano, que assim como o modelo Voltz foi desenvolvido em conjunto com a General Motors.

Além disso, a TMMC, do Canadá, vai iniciar a produção do sport utility Lexus RX300. Desta forma, a planta de Ontário será a primeira a produzir um modelo Lexus fora do Japão.

Em 2003 também será inaugurada a Toyota Motor Manufacturing Alabama Inc TMMAL, a fim de produzir anualmente 120 mil motores para a linha de picapes Tundra. Também será a primeira vez que uma planta da Toyota fora do Japão irá produzir motores V8.

As operações da Toyota na América do Norte representam um investimento de 13 bilhões de dólares e geram um total de 175 mil empregos diretos e indiretos.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors