Toyota lança Land Cruiser Prado

Importado do Japão, modelo incorpora todos os recursos 4x4
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Redação WM1
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- A Toyota lança no Brasil um dos seus mais modernos e luxuosos utilitários esportivos: o Land Cruiser Prado. Importado do Japão, modelo tem tração permantente nas quatro rodas, caixa de redução com três diferenciais, motor turbo diesel intercooler de 3.0 litros com 131 cv e opção de câmbio manual ou automático. Alem disso, esse verdadeiro jipão tem lugar para oito pessoas. Com essa configuração técnica, o Land Cruiser Prado incorpora o maximo que um veículo 4x4 pode oferecer, reforçando a tradição da Toyota nesse segmento.

Mas qualidade e desempenho têm seu preço. O Prado vai custar cerca de R$ 175 mil e disputar a preferência do consumidor com os tradicionais Mitsubishi Pajero, Land Rover Discovery e ate o recém-lancado Nissan XTerra, mais simples, mas com o mesmo perfil de utilitário esportivo.

Desenvolvido no centro de design europeu da Toyota, no sul da França, o modelo é o primeiro Land Cruiser a primeira versão dessa família foi lançada em 1951 a ter as linhas externas criadas fora do Japão. O resultado é um SUV de design moderno, com faróis grandes e lentes de policarbonato, lanternas elevadas e aspecto esportivo. A carroceria possui contornos e vincos marcantes e o estepe colocado na tampa do porta-malas confirma sua vocação off-road.

Fora de estrada de verdade
O Land Cruiser Prado é equipado com motor turbodiesel Intercooler de 3.0 litros, quatro cilindros em linha e duas válvulas por cilindro, com 131 cv de potência a 3.600 rpm e torque máximo de 35 kgfm a 2.000 rpm. O acelerador e do tipo eletrônico drive-by-wire, que elimina o vínculo mecânico entre o pedal e a bomba injetora.

São duas as opções de transmissão para o Land Cruiser Prado: manual de cinco marchas ou automática de quatro velocidades com controle eletrônico ECT, que monitora o modo de dirigir do motorista e adapta as trocas de marcha para uma tocada mais esportiva efetuando as mudanças com a rotação mais alta ou econômica efetuando as mudanças em rotações intermediárias.

A transmissão automática oferece também um controle de partida em 2a marcha, para sair em terrenos arenosos ou com lama. Quando o botão 2nd STRT é acionado com a alavanca de mudança em “D” ou “3”, o veículo partirá em segunda marcha e em seguida subirá automaticamente as marchas. Caso esteja em “2”, a transmissão continuará operando na 2a marcha.

A tração 4x4 é permanente, com três diferenciais dianteiro, central e traseiro, sendo o central e o traseiro de deslizamento limitado LSD – Limited Sliped Diferencial. Ou seja, por meio de um sistema de multi-embreagens, a força do motor é transferida de acordo com a necessidade: para o eixo com melhor aderência ao solo no caso do diferencial central e para a roda com melhor contato com o solo no caso do diferencial traseiro.

Em condições normais de rodagem, o torque do motor é enviado 60% para o eixo traseiro e 40% para o eixo dianteiro. No caso de patinagem de uma ou mais rodas em um dos eixos, a força será automaticamente transferida para as rodas do eixo oposto. Difícil encalhar.

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