Trofeo Maserati: tudo pronto para a largada

Modelo de competição desenvolve 23 cavalos a mais que o original e atinge 285 km/h
  1. Home
  2. Bolso
  3. Trofeo Maserati: tudo pronto para a largada
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O autódromo Internacional José Carlos Pace – Interlagos – recebeu no último final de semana os modelos que disputarão o Campeonato Brasileiro Trofeo Maserati, nova categoria brasileira de gran turismo.

O campeonato terá início no próximo dia 11 de julho, em Curitiba PR e contará com seis etapas São Paulo 24 de julho, Rio de Janeiro 08 de agosto, Curitiba 29 de agosto, Rio de Janeiro 26 de setembro e novamente São Paulo 24 de outubro, etapa que encerra a temporada e será disputada no mesmo dia do GP Brasil de F-1. O Trofeo Maserati vai se desenrolar entre o warm-up e o início do GP, com transmissão ao vivo da Rede Globo.

Com propulsor V8, aspirado, 4.2 litros, de 413 cavalos a 7.000 rpm e peso total de 1.370 Kg, o modelo de corrida desenvolve 23 cavalos a mais do que o original, suficiente para atingir 285 Km/h de velocidade máxima.

O primeiro campeonato – Trofeo Vodafone Maserati Europa – aconteceu em 2003, com a participação de 26 carros, cujos pilotos, também chamados de gentlemen drivers, são da Itália, Suíça, Alemanha, França, Inglaterra e Espanha.

No Brasil, o Trofeo Maserati vai seguir os mesmos fundamentos da competição européia, ou seja de proporcionar aos pilotos a comodidade de possuir toda infra-estrutura esportiva, técnica e de logística, pelo simples prazer de guiar.

Por este motivo, os pilotos não são proprietários dos carros. Os gentlemen drivers participam por meio do sistema de aquisição de cotas. Por três temporadas – 2004, 2005 e 2006 -, os pilotos fazem sua adesão por US$ 155 mil ou US$ 51,6 mil por temporada, mais R$ 32 mil por etapa a título de manutenção dos carros.

Todos os carros, na parte técnica, serão exatamente iguais, sem possibilidade de mexer em sua motorização ou demais parâmetros. Sob a responsabilidade de Fábio Murari, diretor técnico, tão logo se encerre uma etapa, todos os carros vão para a sede da Maserati Club Corsa, onde 5 consultores técnicos e equipe de 35 profissionais reavaliam as macchinas para a próxima etapa.

Quanto à pontuação, o primeiro colocado conquista 25 pontos, o segundo 20, o terceiro 16, o quarto 14, o quinto 12 e o sexto 10. Do 7º ao 15º lugar, pontuação regressiva de 9 a 1 ponto.


Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors