Usado Novo: C4 Lounge é bem equipado e espaçoso

Sedã da Citroën descontinuado em 2020 pode ser encontrado com preços bem abaixo da Fipe e boas condições de conservação

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Usado Novo: C4 Lounge é bem equipado e espaçoso
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Encontrar um carro com bom espaço interno, alto nível de equipamentos, acabamento de qualidade na cabine e desempenho forçudo por menos de R$ 100 mil não está fácil atualmente. Especialmente se você estiver olhando para modelos zero-quilômetro. Mas alguns modelos usados e seminovos podem atender a todos esses requisitos e cobrar bem menos por isso.

Citroen C4 Lounge F1
Espaço de sobra: o sedã francês tinha 2,71 m de entre-eixos e porta-malas para 450 litros
Crédito: Divulgação
toggle button

Apesar de não ter sido um sucesso de vendas durante sua passagem por aqui, o Citroën C4 Lounge, que foi descontinuado em 2020, tem todos esses elementos e um visual até bacana. Quase igual ao irmão C4 Pallas, o sedã é sempre lembrado pela boa medida de entre-eixos, de 2,71 m. O tamanho é suficiente para acomodar tranquilamente cinco pessoas, sem que nenhum joelho raspe no banco da frente ou a cabeça encoste no teto.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O acabamento interno é outro ponto lembrado quando se fala no sedã francês. Desde que foi lançado no mercado brasileiro, em 2013, o modelo trazia versões caprichadas nesse quesito. Não é nada de outro mundo, mas há uma mescla interessante de revestimentos, como painel central sensível ao toque, couro nas portas e bancos com padronagem que priorizam o conforto.

O visual do Citroën C4 Lounge recebeu pequenos facelifts durante seus seis anos de vida no mercado brasileiro
Crédito: Divulgação
toggle button

A lista de equipamentos do C4 Lounge também garante pontos ao três volumes. Em seu lançamento, o modelo era vendido em cinco versões. Todas tinham ar-condicionado digital automático, rádio com Bluetooth e volante multifuncional, além de faróis de neblina, luzes de rodagem diurnas (DLRs) e rodas de liga leve.

Nas versões mais completas, o modelo oferecia ainda seis airbags, central multimídia controlável por botões, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, ar de duas zonas, alerta de ponto cego, e controles eletrônicos de estabilidade e tração. Nessa configuração, que se chamava Exclusive, o C4 poderia ter também teto-solar elétrico.

A primeira linha do sedã tinha central multimídia com comandos por botão
Crédito: Divulgação
toggle button

A partir da linha 2017, o modelo ganhou melhorias no sistema multimídia, com uma tela já compatível com tecnologia touch e função de espelhamento via Android Auto e Apple Car Play. O equipamento também passou a ter navegador GPS nativo.

Mecânica variada

A motorização do sedã na sua chegada poderia ser formada por dois conjuntos: o quatro cilindros 1.6 turbo a gasolina, capaz de render até 165 cv e 24,5 kgf.m de torque, combinado com câmbio automático Aisin de seis marchas; e um 2.0 aspirado flex, de 151 cv e 21,7 kgf.m de torque, com câmbio manual de cinco marchas ou o mesmo automático de seis.

A partir de 2018, modelo passou a trazer central e painel de instrumentos mais moderno
Crédito: Divulgação
toggle button

A partir de dezembro de 2014, já para a linha 2015, a Citroën atualizou o motor turbo. As versões mais completas e até as intermediárias passaram a trazer o conhecido 1.6 THP, que era flex e mais potente: 173 cv e 24,5 kgf.m de torque. E é nesse conjunto que o modelo oferecia seu melhor desempenho.

A aceleração de zero a 100 km/h ficava em 9,1 segundos, enquanto a velocidade máxima era de 215 km/h. O consumo médio na cidade, segundo o Inmetro, era de 10,5 km/l. Na rodovia, essa média subia para 13,2 km/l. Sendo assim, o sedã espaçoso também era considerado uma opção razoavelmente econômica para o seu tamanho.

Uma das opções de motor, o 1.6 THP tinha potência de 173 cv e torque de 24,5 kgf.m
Crédito: Divulgação
toggle button

Fim da linha

O C4 Lounge foi descontinuado pela Citroën em 2020. Sua despedida pode estar associada a muitos motivos, como o crescimento dos SUVs e a falta de confiança do consumidor na revenda do modelo. Apesar disso, ele ainda é uma ótima alternativa para quem quer um carro completo, mesmo aqueles ainda das primeiras linhas.

É claro que os problemas existem. O mais comum, segundo os donos, está mais associado à falta de manutenção preventiva do que necessariamente a problemas crônicos do carro. Sendo assim, se você quiser um C4 Lounge, basta procurar um modelo bem cuidado e, de preferência, com baixa quilometragem. O estoque do Webmotors tem boas opções com essas características.

A primeira unidade que encontramos está no Rio de Janeiro. Um proprietário do sedã na versão Shine 1.6 THP turbo, ano 2017, aceita se desfazer do seu modelo por R$ 66.500 (valor cerca de R$ 9 mil abaixo da Fipe).

O modelo tem pouco mais de 42 mil quilômetros rodados no hodômetro. As condições do carro parecem ser boas, com faróis fumê, retrovisores e aerofólio, rodas diamantadas, ar-condicionado de duas zonas e central multimídia.

Outro C4 Lounge no estoque da Webmotors é uma unidade na versão Live, ano 2018, com motor 1.6 THP turbo. O proprietário de Florianópolis (SC), anuncia o modelo com pouco mais de 47 mil quilômetros rodados por R$ 69.900.

Na cor branca, a unidade parece ter bom estado de conservação e já tem a central multimídia e o painel digital mais recente da Citroën. De único dono, o modelo tem como opcionais câmera de ré e sensores frontais.

Também abaixo dos 50 mil quilômetros, um modelo versão Feel, ano 2019, é anunciado pelo proprietário de Ribeirão Preto (SP) por R$ 74.900 — pouco menos de R$ 5 mil abaixo da Tabela Fipe.

Na cor vinho, o sedã tem pouco mais de 46 mil quilômetros registrados no hodômetro e boa condição da pintura e do interior. Os bancos de couro não aparentam ter rachaduras, assim como o revestimento do volante e outros pontos de contato.

Comentários