Usado Novo: Golf Variant com preço de hatch

Boa alternativa aos SUVs e com valores atraentes, a perua da Volkswagen tem ótima espaço e direção muito divertida

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Lucas Cardoso
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Tamanho de sedã, dirigibilidade quase sempre melhor as dos SUVs e porta-malas normalmente excelentes. As peruas tinham muitas qualidades e, até hoje, é meio difícil aceitar o seu fim. Sem nenhum modelo produzido nacionalmente desde 2020, quando a Fiat Weekend (antigo Palio) saiu de linha, as station wagons ainda são aclamadas por um grupo de consumidores fiéis.

Alguns modelos são mais amados do que outros, é claro. Um dos exemplares que recebem esse carinho especial é a versão Variant do Volkswagen Golf. A perua chegou ao Brasil em 2015 importada do México, e se manteve em linha até 2018. Uma vida curta, mas bem marcada nos fãs do segmento.

Vendida entre 2015 e 2018, a Golf Variant tem visual inspirado no do irmão hatch
Crédito: Divulgação
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Mecânica do Golf hatch

Em sua primeira linha, o modelo era oferecido em duas versões com motor 1.4 TSI de 140 cv de potência e 25,5 kgf.m de torque. O câmbio que acompanhava o conjunto era o automatizado de DSG de sete marchas, com dupla embreagem. A mecânica era a mesma de versões do Golf hatch,

A diferença entre as duas configurações Comfortline e Highline estava apenas na quantidade de equipamentos a bordo. De série, ambas ofereciam seis airbags, faróis de neblina, luzes de rodagem diurna (DRLs), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, ar-condicionado com saída para a fileira traseira, rodas de liga leve, central multimídia e sistema start-stop.

O entre-eixos da Variant, de 2,63 m,  era o mesmo do irmão hatchback. Mas o terceiro volume, lá atrás, era bem maior
Crédito: Divulgação
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Depois disso, o modelo passou a vir em mais uma versão, em 2016, com câmbio manual e melhorias no sistema multimídia. A partir desse ano, o equipamento trouxe a função de espelhamento via Android Auto e Apple Car Play - estamos falando de um carro de cinco anos atrás!

Maior potência

Já na linha 2017, a mudança principal foi no conjunto mecânico. Foi nessa linha que a Golf Variant começou a ser oferecida com motor 1.4 TSI atualizado. O propulsor trazia 10 cv a mais de potência em relação à linha anterior, totalizando 150 cv. O torque, contudo, continuou em 25,5 kgf.m.

O interior do modelo na linha 2018 tinha acabamento caprichado, com revestimento em couro em boa parte das superfícies
Crédito: Divulgação
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Por último, em sua curta vida por aqui, o modelo passou por uma pequena reestilização. O visual mudou para adotar linhas mais condizentes com as do irmão hatch. Naquele ano, a perua ainda era oferecida em duas versões: Comfortline e Highline.

Espaço interno

Um dos motivos para a paixão dos consumidores fiéis do segmento eram as dimensões de modelos como a Golf Variant. Nesse aspecto, a perua não fazia feio. O porta-malas levava 605 litros — maior que o de qualquer sedã médio, atualmente — e o entre-eixos era de satisfatórios 2,63 metros.

O porta-malas da Golf Variant comporta 605 litros de bagagens. Cabe tudo da família inteira!
Crédito: Divulgação
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Tudo isso com um centro de gravidade baixo, o que proporciona uma dirigibilidade divertida e segura. Afinal, nem todo mundo quer olhar os outros de cima. Vale destacar que a station wagon com motor TSI acelerava de zero aos 100 km/h em 9,5 segundos.

Sendo assim, o modelo foi e continua sendo uma ótima opção para quem ama o segmento das peruas, mas não acha alternativas acessíveis no mercado zero. Para fins de comparação, até maio, a station wagon mais "barata" à venda no Brasil era a Porsche Taycan 4 Cross Turismo, que custava aproximadamente R$ 700 mil.

Bom negócio

Se você quiser gastar uma fração disso, é possível fazer um bom negócio e levar para casa uma Golf Variant usada, mas em ótimas condições. Nos estoques da Webmotors, há unidades com hodômetro marcando número abaixo dos 50 mil quilômetros e preço bem interessante.

O proprietário dessa Golf Variant 1.4 TSI Highline, ano 2017, do Guarujá (SP), está pedindo R$ 85 mil pelo carro. Bem cuidado, o modelo é anunciado com pneus novos, bancos de couro e controle automático de velocidade, além de rack de teto.

A quilometragem mostrada no hodômetro é de pouco mais de 46 mil quilômetros. O modelo está envelopado com adesivo grafite fosco, mas o proprietário se compromete a tirar e polir caso o comprador queira.

Na cidade de Chapecó (SC), outro proprietário vende uma unidade da versão Comfortline, ano 2015, com pouco mais de 30 mil quilômetros. O modelo parece estar em ótimas condições tanto na parte externa quanto na interna. A perua é anunciada por R$ 92.900, cerca de R$ 7 mil acima do valor proposto pela Fipe, mas inclui teto-solar elétrico, que era um opcional.

Outra unidade, também na versão Highline, ano 2017, com pouco menos de 50 mil quilômetros, é anunciada pelos mesmos R$ 92.900. Na cor preta, o modelo tem roda de liga, teto-solar elétrico panorâmico e interior em couro com dois tons. A unidade parece ter sido bem cuidada pelo atual proprietário.

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