Não era só estilo, é claro. O modelo também sempre foi elogiado por seu acabamento, mecânica e pela boa lista de equipamentos oferecidos já de série. Era um bom conjunto e, por isso, conquistou os consumidores brasileiros.
Feito para o Brasil
Aliás, o sucesso fazia sentido, já que o nosso mercado era justamente o alvo do modelo - que foi produzido especificamente para o Brasil. O nome HB, inclusive, veio de Hyundai Brasil.Na parte mecânica, o hatch teve duas opções nos primeiros quatro anos. A primeira alternativa, da família Kappa, era o 1.0 12V três cilindros, que rendia 80 cv de potência e 10,2 kgf.m de torque. Na medida para um compacto urbano.
A segunda opção era o Gamma 1.6 16V aspirado, capaz de render até 128 cv de potência e 16,5 kgf.m de torque. O câmbio manual de cinco marchas poderia ser casado com as duas motorizações, mas o 1.6 tinha versões automáticas.
Eficiência e desenvoltura
Os dois motores eram elogiados pelo consumo e pela elasticidade, uma característica associada aos modelos que desenvolvem bem ao serem exigidos. Os HB20 com motor 1.0 Kappa, por exemplo, podiam fazer até 14,5 km/l de gasolina, segundo o Inmetro.Apesar da mecânica elogiada, o HB20 atraía mesmo pelos olhos. O visual do modelo tinha faróis espichados, capô inclinado, linha de cintura bem demarcada, vincos de bom gosto e uma traseira acertada, que agradava ainda mais pelas lanternas. O conjunto de iluminação traseiro começava na lateral e invadia a tampa do porta-malas.
O visual interno também tinha seus méritos. A combinação de texturas plásticas, mesmo que simples, botava o Hyundai um pouco à frente de concorrentes contemporâneos como o Chevrolet Onix e o Fiat Uno.
Tamanho era na medida
Mas nem tudo era perfeito. O espaço interno, por exemplo, era apenas razoável. Com 3,90 m de comprimento, não havia muito para onde fugir. O entre-eixos de 2,50 m e a largura de 1,68 m deixavam o espaço na cabine um tanto justo. Especialmente na segunda fileira, que tinha nas janelas estreitas um outro senão. Isso porque a área envidraçada relativamente pequena reduzia a sensação de amplitude. Por outro lado, o porta-malas era satisfatório: 300 litros.A lista de equipamentos do hatch em 2012, já na linha 2013, incluía airbags frontais, ar-condicionado, direção assistida, ajuste de altura no banco do motorista e computador de bordo. E ainda podia ter rádio com USB e volante multifuncional.
Nas versões mais completas, o modelo adicionava faróis de neblina, rodas de liga-leve, sensores de estacionamento, faróis automáticos, retrovisores elétricos e outros itens. Nada mal para um hatch compacto. Na linha 2014, um ano depois, o modelo já era oferecido com central multimídia.
Melhor opção
É a partir desse ano, inclusive, que encontramos as melhores opções do hatch. Os preços do modelo podem variar, mas a maioria deles está bem abaixo do que é pedido por um hatch de entrada zero-quilômetro. No estoque da Webmotors, o preço dos modelos Hyundai de primeira geração começam em R$31.950.O importante, além do preço, é buscar um modelo também que esteja em boas condições e que tenha baixa quilometragem. Por isso, selecionamos algumas unidades que rodaram pouco e podem ser boas escolhas.
O primeiro da lista é a versão 1.0 Comfort Plus, ano 2015, de um proprietário de Recife (PE). Com pouco menos de 21 mil quilômetros rodados, o modelo é anunciado por R$ 45.900. O valor é cerca de R$ 3 mil abaixo da Fipe. O desconto deve cobrir a despesa com serviços de funilaria no para-choque e na lateral direita, que têm pequenos ralados. Apesar disso, vale pela pouca rodagem.
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Em Pedro Leopoldo (MG), um proprietário aceita se desfazer do seu HB20 versão 1 Million 1.6 automática, ano 2019, por R$ 64 mil. O modelo tem apenas 42 mil quilômetros rodados no hodômetro e um estado de conservação impecável. A pedida do proprietário, para completar, está R$ 6 mil abaixo da Fipe.
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Por último, um proprietário de São José dos Campos (SP), anuncia o seu modelo versão 1.0 Unique, ano 2019, por R$ 50 mil. O modelo tem apenas 45 mil quilômetros rodados e um pequeno detalhe no capô. O valor pedido é R$ 5 mil abaixo do que é sugerido pela tabela Fipe. A versão tem rodas de liga leve, ar, vidros elétricos, rádio e volante multifuncional.
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