Usado Novo: Palio de 2ª geração ainda é atraente

Vendido entre 2012 e 2018, hatch ainda pode ser encontrado em boas condições e com baixa quilometragem no mercado

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Lucas Cardoso
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A segunda geração do Fiat Palio foi lançada no Brasil em 2011 para dar uma revigorada no hatch. À época, o dois volumes passava por uma queda nas vendas que poderia ser justificada, em partes, pelo cansaço do consumidor com o visual do modelo - o carro vivia apenas de reestilizações e facelifts desde 1996.

Palio 1.6 Destaque
A segunda geração do Palio foi lançada em 2011 como modelo 2012 e ficou em linha até 2018
Crédito: Divulgação
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O modelo demorou muito para receber a atualização de design, mas ela fez seu papel ao deixar ao dar uma atualizada no Palio. Tanto que até hoje, quando visto nas ruas, o hatch de segunda geração não destoa, principalmente se comparado aos seus rivais contemporâneos. E isso mesmo uma década depois.

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As linhas do projeto Palio foram inspiradas nas de outros modelos da Fiat, como o Punto, o 500 e também o Uno, com quem o hatch ainda dividia a plataforma. A estrutura foi o que também permitiu ao dois volumes ter um ganho de espaço interno em relação à primeira geração. O entre-eixos do Palio, por exemplo, aumentou 5 cm em relação ao modelo antigo (de 2,37 m para 2,42 m).

O modelo tinha maçanetas, retrovisores e para-choques sempre na cor do carro
Crédito: Divulgação
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Mecânica confiável

A linha 2012 também ampliou a lista de equipamentos do hatch. Nas versões topo, o modelo podia ter até controle eletrônico de velocidade, quatro airbags e teto-solar elétrico, recursos de certo luxo para a época - ainda mais em um compacto. Aliado a isso, o dois volumes também oferecia uma mecânica confiável.

O interior do Palio tinha como principal virtude o bom espaço interno para um carro compacto
Crédito: Divulgação
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Eram três as opções de conjunto motriz: Fire 1.0, Fire 1.4 e o 1.6 E.torQ. O motor de um litro entregava até 75 cv de potência e 9,9 kgf.m de torque. A aceleração de zero aos 100 km/h era feita em cansados 15 segundos. Em contrapartida, o consumo do modelo era bem reduzido, com médias de 11,2 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada.

Já na versão 1.4 potência e torque subiam para 88 cv e 12,5 kgf.m, respectivamente, o que reduzia o tempo da marca dos 100 km/h para 12,2 segundos. O salto se tornava considerável na versão 1.6, que rendia 117 cv e 16,8 kgf.m. Com esse motor, o carro precisava de 2,4 segundos a menos na marca de zero a 100 km/h (9,8 segundos).

A Fiat oferecia o modelo com três opções de motores, sendo dois da família Fire
Crédito: Divulgação
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Vida curta

Vendido em seis versões, sendo quatro com câmbio manual e duas com transmissão automatizada, o modelo se manteve com a mesma mecânica até sua despedida - foi descontinuado em 2018.

Por tudo isso, não é errado pensar no Palio segunda geração como uma boa compra atual, ainda mais se considerarmos os preços altos do mercado dos zero-quilômetro.

Dado o curto tempo da sua saída de linha, achar unidades com baixa quilometragem e em bom estado de conservação não é tarefa complicada. Em uma busca rápida nos estoques da Webmotors, encontramos três modelos interessantes, sendo que um deles tem menos de 10 mil quilômetros registrados no painel.

O proprietário de um modelo 2016, da versão Attractive 1.4, aceita se desfazer do seu Palio por R$ 42 mil. A unidade está em Fortaleza (CE), e tem pouco mais de 20 mil km no hodômetro. Isso indica que o dois volumes rodou, em média, pouco mais de 3 mil km por ano. O carro tem sensor traseiro de estacionamento, mas não vai com rádio.

Outra unidade com motor 1.4, também na versão Attractive, mas dessa vez de ano 2015, é anunciada pelos mesmos R$ 42 mil. Com pouco mais de 25 mil km, o modelo na cor vermelha é vendido por um proprietário de São Paulo (SP). Tem vidros elétricos, travas e rádio original com bluetooth.

Por último, encontramos um Palio ainda mais "novo". Apesar de ser ano 2016, esse modelo, versão Attractive 1.0, tem apenas 9.300 quilômetros registrados no hodômetro. Está em São Paulo e impressiona pela boa condição da pintura, pneus e do interior.

Dada a condição do carro, o proprietário pede R$ 45.500, cerca de R$ 5 mil acima do valor da Fipe. A lista de equipamentos inclui vidros elétricos, travas, sensor de estacionamento e rádio com bluetooth.

 

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