A quinta geração da Volkswagen Saveiro chegou ao mercado brasileiro em 2009. Eterna versão com caçamba do Gol, a picape compacta trazia uma série de mudanças importantes na renovação e ampliava a proposta de carro para uso "misto" (trabalho e lazer).
Era o que o público buscava no utilitário da VW, mas será que a picape ainda pode ser considerada uma boa compra, atualmente? A resposta é: claro que sim.
Não é difícil de encontrar proprietários satisfeitos com a picape compacta. Desde sua chegada ao mercado, a quinta geração da Saveiro é conhecida por melhorar pontos positivos já conhecidos das linhas anteriores, como estabilidade, dinâmica ao volante e robustez.
A chegada dos motores flex quatro cilindros 1.6 EA11, de oito válvulas, de 104 cv, e do 1.6 EA211 de 16 válvulas, de 120 cv, que substituíram os antigos AP (1.6 e 1.8), contribuiu para essa percepção de melhora.
A dupla de motores é conhecida por ser resistente, ter manutenção descomplicada e acessível, e ainda farta opção de peças no mercado. Um conjunto de atributos importante, especialmente quando falamos de um carro com usos tão extremos. Os dois motores usavam transmissão manual de cinco marchas, com tração dianteira.
Em dimensões, a picape entregava o espaço possível para modelos de duas portas até 2014, quando a Volkswagen apresentou as versões com cabine dupla. Nessa configuração, a picape adicionava assentos traseiros, mas mantinha as duas portas.
A atualização incluiu também uma mudança estética da picape, que assumia o visual mais arredondado, alinhado com o do Gol. Ao todo, foram sete versões, entre opções com cabines simples, estendida e dupla.
É a partir dessa linha que vemos a picape como um ótimo negócio. Isso porque, a partir desse ano, a Saveiro passa a vir equipada em todas as versões com itens importantes, como freios com ABS e dois airbags dianteiros.
As versões mais completas da picape, como a Cross cabine dupla, que hoje são bem valorizadas, ainda têm controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e sensores de estacionamento traseiros.
A lista também adiciona direção elétrica, rodas de liga leve, ajustes de profundidade e altura do volante, rádio com MP3, Bluetooth e comandos no volante.
Nas opções mais básicas, a picape só trazia ABS e airbags frontais, enquanto ar-condicionado e direção elétrica eram opcionais. Lista aceitável dentro da proposta da picape nessas versões mais espartanas.
A caçamba da Saveiro tinha carga útil variando entre 715 quilos nas versões cabine simples, 700 quilos no modelo cabine estendida e 605 quilos na configuração com cabine dupla.
Quando foi lançada, a linha 2015 da Saveiro era vendida em sete versões, com preços partindo R$ 34 mil e chegando perto dos R$ 60 mil. No mercado de usados e seminovos, é possível achar modelos a partir de 2014 com preços iniciais na casa dos R$ 30 mil.
Se compararmos com os R$ 98.670 cobrados pela versão de entrada no mercado zero quilômetro, é uma boa alternativa para quem busca um carro para o batente e não pode - ou não quer - gastar muito.
Mas lembre-se de que estamos falando de um carro de uso misto, o que normalmente reduz as chances de encontrar unidades com baixa quilometragem. Ainda assim, é possível que esses modelos estejam em boas condições. Basta ficar atento.
Na Webmotors, há unidades da Saveiro de quinta geração com até dez anos sendo negociadas a partir de R$ 34 mil.
Uma dessas alternativas é essa versão 1.6 Highline Cabine Dupla, ano 2016, anunciada por R$ 47 mil. O modelo tem pouco mais de 90 mil quilômetros rodados e passou por todas as revisões em concessionária.
Como essa Saveiro, é possível encontrar muitas outras no estoque da Webmotors. Ao todo, são mais de 3 mil unidades disponíveis para a venda. Confira aqui as ofertas.