Dois anos depois de sair de linha por aqui, o Volkswagen Up! agora teve seu fim decretado também no mercado global. A última unidade do subcompacto, feita em Bratislava, na Eslováquia, foi concluída no início deste mês, o que encerrou sua produção e vendas lá fora.
Ao todo, foram 12 anos de vida para o modelo, que chegou para ocupar o posto de carro popular global - o que, na prática, nunca aconteceu. Aqui no Brasil, o Up! chegou apenas em 2014, em versões de duas e quatro portas.

O preço inicialmente era até competitivo, especialmente se considerássemos os pontos positivos do modelo em relação aos rivais. Na prática, graças à plataforma modular PQ12, o Up! tinha um projeto bem mais seguro, além de entregar uma motorização atualizada e bem mais eficiente.
Vale lembrar que, à época, o Up! brigava com recém-chegados como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e os já existentes - e valentes - Fiat Palio e Uno. Atualmente, o subcompacto usado é um dos mais valorizados do mercado, com preços a partir de R$ 29.990 no estoque da Webmotors - a versão de entrada do modelo custava R$ 26 mil na época do lançamento.
O Up! foi lançado por aqui para cobrir uma lacuna deixada pelo fim da produção da geração 4 do Gol. Com isso, o modelo assumiu o posto de porta de entrada da Volkswagen. Inicialmente, o modelo era vendido em seis versões: Take Up!, Move Up!, High Up!, Black Up!, Red Up! e White Up!.
Todas as versões usavam o mesmo motor flex três cilindros EA211 1.0 12 válvulas aspirado, com bloco de alumínio e tanquinho de partida a frio, que rendia até 82 cv de potência e 10,4 kgf.m de torque. A transmissão inicialmente era apenas manual de cinco marchas, mas depois também veio a opção automatizada I-Motion de cinco velocidades.
Com o câmbio manual, o subcompacto era exemplar em eficiência energética. Chegava a fazer, segundo o Inmetro, 9,2 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol . Com gasolina, chegava a 13,5 km/l e 14,6 km/l, respectivamente. Apesar do resultado, faltava disposição: o zero a 100 km/h era feito em 12,4 segundos.
O problema foi resolvido na linha 2016, quando o carrinho ganhou as versões com o motor turbo 1.0 170 TSI e a famosa tampa preta de vidro. A adoção do novo conjunto fez a potência do modelo saltar para 105 cv e o torque, para 16,8 kgf.m de torque. O tempo para chegar aos 100 km/h caiu para 9,8 segundos.
Na prática, eram números bem interessantes para um modelo com porte e peso abaixo da marca de uma tonelada como o Up!: 971 quilos. O subcompacto tinha 3,64 m de comprimento, 1,64 m de largura e 2,41 m de entre-eixos. Mas o que deixava a dinâmica do modelo interessante eram as pequenas e quase idênticas medidas de bitola dianteira (1,423 m) e traseira (1,424 m).
Se considerarmos o segmento, o porta-malas de 285 litros do Up! até tinha boa capacidade. Aliás, bem equivalente aos da maioria dos rivais no segmento dos hatches. O Gol, por exemplo, tinha a mesma capacidade, enquanto o espaço do Fiat Palio era só cinco litros maior.
A lista de equipamentos do hatch era interessante para um carro de entrada. O modelo oferecia itens como freios ABS, frenagem com distribuição eletrônica (EBD) e alerta de frenagem de emergência (ESS).
O modelo ainda era equipado com fixação de cadeirinha no padrão Isofix, apoios de cabeça traseiros e abertura elétrica do porta-malas. Nas duas primeiras linhas, apenas as versões mais completas tinham, de série, ar-condicionado e rádio Bluetooth com comandos no volante. Nas demais, eram opcionais.
Era uma lista enxuta para os dias atuais, mas bem completa para o segmento, na época. A segurança também entrava nessa conta, já que o modelo era o único com cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCap.
Não ficou claro o motivo, mas parece que a questão da segurança, que sempre foi o ponto forte do modelo, também pode ter decretado seu fim aqui. Isso porque o subcompacto precisava passar por mudanças estruturais para conseguir se adequar às novas regras do Conatran, que passaram a exigir cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes.
Por conta disso, inclusive, a última linha do Up!, na versão Xtreme, só foi homologada para quatro ocupantes e não cinco. Depois disso, o modelo foi descontinuado pela marca, com apenas três meses de venda da linha 2021.
Apesar do fim repentino, o Up! sempre foi uma alternativa bacana para quem busca um carro compacto e adequadíssimo ao uso urbano - é ágil e fácil de estacionar. Afinal, em centros urbanos, imperam os engarrafamentos e as vagas apertadas. Nesses cenários, o modelo é muito eficiente.
No estoque da Webmotors, encontramos várias unidades do subcompacto em ótimas condições. Alguns, inclusive, com menos de 60 mil quilômetros rodados. Se é isso que você busca, vale dar aquela conferida aqui.



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