A recomendação do manual do proprietário de toda e qualquer marca de carros e motos no Brasil é seguir o cronograma de revisões e manutenção em uma concessionária autorizada. É simples e direto: saia desse planejamento e corra o risco de perder a garantia oferecida pela fabricante.
Mas quando esse período acaba sabemos que a história é diferente. O plano de revisões do carro cai em "terra de ninguém" e normalmente o veículo passa a ser cuidado por aquele mecânico de confiança do bairro - que troca o óleo e faz check-up, mas normalmente não costuma ir além disso. Afinal, vale a pena manter atendimento em concessionária depois que acaba a garantia?
Sabemos que manter o atendimento em concessionária é mais caro do que levar o carro em oficinas independentes. Mas, acredite, isso pode ser vantajoso por dois principais motivos. Primeiro, porque as oficinas da rede autorizada têm trabalhadores qualificados e utilizam somente peças originais, o que se traduz em saúde mecânica e conteúdo de qualidade para seu automóvel.
Além disso, tem mais um detalhe em off: se o carro ou moto apresentar algum problema causado pela produção em série, como uma falha eletrônica que possa existir em várias unidades que saíram juntas da linha de montagem, o fabricante poderá atender seu veículo mesmo fora do período de garantia - desde que, claro, as revisões tenham todas sido feitas nas concessionárias.
Segundo, porque fazer todas as revisões em lojas oficiais valoriza seu produto na hora da revenda. Ou vai dizer que você não prefere assinar o cheque de um carro que você conhece a procedência do que levar para casa um automóvel que tem o manual de revisões limpo?
Como dissemos, é realmente mais caro manter as práticas em lojas autorizadas. Por isso, muita gente - ou melhor, quase todo mundo - prefere dar aquela revisada no carro com mecânicos particulares, que podem trabalhar com peças originais... ou não - o que não obrigatoriamente significa que tais componentes sejam ruins.
Mas é preciso ter cuidado. O profissional pode, por exemplo, não ter as ferramentas adequadas para executar o trabalho - ou sequer ter conhecimento técnico para fazê-lo. Vale lembrar que as revisões feitas em oficina particular não são aceitas pelo fabricante para efeitos de manutenção da garantia.
No entanto, há algumas vantagens, como os preços mais em conta e a flexibilidade de horário dos profissionais que o atendem, bem como sua larga experiência. Se optar por manutenção fora da rede de concessionárias, procure sempre por oficinas com boa reputação, que só fazem o que for preciso no carro, sem oferecer serviços adicionais.
Se a grana estiver curta, fique com o atendimento personalizado de seu mecânico de confiança, mas com todos os cuidados necessários. Procure conhecer ou ter indicações de profissionais com muita experiência, que façam bons serviços e pratiquem preços justos - não custa, por exemplo, dar uma olhada em fóruns, sites ou blogs para saber a respeito.
Guarde também todas as notas fiscais dos trabalhos que forem realizados, pois esses documentos meio que "substituem" os carimbos oficiais do manual do proprietário em eventuais necessidades.
Agora, se grana não for problema e você quiser valorizar seu veículo para o futuro momento de revenda, manter o cronograma de revisões do carro na concessionária, mesmo depois do término da garantia, é o melhor sinal de que você soube cuidar do automóvel. Acredite: quando você anunciar na Webmotors e postar o manual todo carimbado, vai chover ofertas de compra!



Email enviado com sucesso!