Vale a pena ir à concessionária após a garantia?

Costume do brasileiro é partir para o mecânico de confiança quando a cobertura acaba, mas isso pode ser uma má ideia

  1. Home
  2. Bolso
  3. Vale a pena ir à concessionária após a garantia?
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A recomendação do manual do proprietário de toda e qualquer marca de carros e motos no Brasil é seguir o cronograma de revisões e manutenção na concessionária autorizada. É simples e direto: saia desse planejamento e corra o risco de perder a garantia oferecida pela fabricante.

Mas quando o período de garantia acaba sabemos que a história é diferente. O plano de revisões do carro cai em terra de ninguém e normalmente passa a ser administrado por aquele mecânico de confiança do bairro - que troca o óleo e faz o check-up do veículo, mas normalmente procura não ir além disso. Afinal, vale a pena manter atendimento em concessionária após a garantia?

Concessionária Gm1
icon photo
Legenda: Revisão na concessionária custa mais caro, mas peças são originais e mecânicos, sempre de confiança
Crédito: Divulgação

Na concessionária

Sabemos que manter o atendimento em concessionária é mais caro do que levar o carro em oficinas independentes. Mas, acredite, isso pode ser vantajoso por dois principais motivos.

Primeiro, porque as oficinas da rede autorizada das marcas têm trabalhadores qualificados e utilizam somente peças originais, o que se traduz em saúde mecânica e conteúdo de qualidade para o automóvel.

Além disso, tem mais um detalhe em off: se o carro ou moto apresentar algum problema causado pela produção em série, como uma falha eletrônica que possa existir em várias unidades que saíram juntas da linha de montagem, o fabricante poderá atender seu veículo mesmo que ele esteja fora do período de garantia - desde que, claro, as revisões tenham todas sido feitas nas concessionárias.

Segundo, porque manter as revisões todas feitas em lojas oficiais valoriza seu produto na hora da revenda. Ou vai dizer que você não prefere assinar o cheque de um carro que você conhece a procedência do que levar para casa outro automóvel que tem o manual de revisões limpo?

 Carro usado que vem com o manual todo carimbado é mais valorizado
Legenda: Carro usado que vem com o manual todo carimbado é mais valorizado
Crédito: Reprodução

Na oficina paralela

Como dissemos, é realmente mais caro manter as práticas em lojas autorizadas. Por isso, muita gente - ou melhor, quase todo mundo - prefere dar aquela revisada no carro com mecânicos particulares, que podem trabalhar com peças não originais - o que não obrigatoriamente significa que tais componentes sejam ruins.

Mas é preciso ter cuidado. O profissional pode, por exemplo, não ter as ferramentas adequadas para executar o trabalho - ou sequer ter conhecimento técnico para fazê-lo. Vale lembrar que as revisões feitas em oficina particular não são aceitas pelo fabricante para efeitos de manutenção da garantia.

No entanto, há algumas vantagens, como os preços mais em conta e a flexibilidade de horário dos profissionais que o atendem, bem como sua larga experiência. Procure sempre por oficinas com boa reputação, que só fazem o que for preciso no carro, sem oferecer serviços adicionais.

icon photo
Legenda: Revisão em oficina paralela custa (bem) menos, mas você tem que conhecer - e confiar - no mecânico
Crédito: iStock

Conclusão

Se a grana estiver curta, fique com o atendimento personalizado de seu mecânico de confiança, mas com todos os cuidados necessários. Procure conhecer ou ter indicações de profissionais com muito conhecimento, que façam bons serviços e pratiquem preços justos - não custa, por exemplo, consultar fóruns, sites ou blogs para saber a respeito.

Guarde também todas as notas fiscais dos trabalhos que forem realizados, pois elas meio que "substituem" os carimbos oficiais do manual do proprietário.

Agora, se a grana não for problema e você quiser valorizar seu veículo para o futuro momento de revenda, manter o cronograma de revisões do carro na concessionária, mesmo depois do término da garantia, é o melhor sinal de que você sabe/soube cuidar do automóvel. Acredite: quando você anunciá-lo na Webmotors e postar o manual todo carimbado, vai chover ofertas de compra!

Comentários