Valeo desenvolve comando de válvulas inovador

  1. Home
  2. Bolso
  3. Valeo desenvolve comando de válvulas inovador
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A Valeo divulgou, no final de 2005, o desenvolvimento de um sistema de acionamento de válvulas completamente eletromagnético. O aparato é inovador por substituir completamente a árvore de comando de válvulas – o acionamento das válvulas é feito por bobinas magnéticas, controladas eletronicamente, abrindo-as e fechando-as de acordo com as necessidades instantâneas de funcionamento do motor. Isso permitiria uma “variabilidade infinita”, algo que beneficia tanto a performance do veículo quanto a economia de combustível, passando pela redução na emissão de poluentes além do fim do atrito entre os ressaltos da árvore de comando e tuchos ou alavancas.

O projeto conta com duas diferentes configurações, ambas compostas por acionadores, uma unidade de comando de válvulas, o chicote e uma central eletrônica. A primeira, denominada “Full Camless” totalmente sem comando, opera válvulas de admissão e de escapamento. A segunda, “Half Camless” semi-sem comando, gerencia apenas a abertura e o fechamento das válvulas de admissão.

A empresa prevê a adoção do novo sistema em motores a gasolina de veículos vendidos nos mercados da Europa, Estados Unidos e Ásia.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors