Valeo Guideo, o Big Brother da segurança

Com quatro funções, sistema com câmera ajuda o motorista a conduzir com mais tranquilidade
  1. Home
  2. Bolso
  3. Valeo Guideo, o Big Brother da segurança
Fernando Calmon
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Entre os grandes avanços que a eletrônica de bordo reserva aos automóveis, um dos mais promissores é a minicâmera de vídeo. Elas estão cada vez menores e mais poderosas em termos de resolução de imagem, além de exigir pouca luz. Para carros que já possuem monitores instalados no console – comuns na Europa, Japão e EUA –, uma câmera traseira alcança preço de custo inferior aos sensores de distância do pára-choque.

O preço acessível abre caminho para o mercado de acessórios e de pós-venda, de interesse também das concessionárias. A francesa Valeo acaba de lançar, na Europa, um big brother eficiente e no caso bastante útil. Trata-se do Guideo foneticamente, em tradução livre, “Guio você”: uma câmera de varredura permanente do que ocorre à frente do veículo com quatro funções principais. O módulo só 12 cm de largura por 7 cm de altura fixa-se ao pára-brisa, atrás do espelho retrovisor, sem atrapalhar a visão.

As duas primeiras funções, já oferecidas em alguns modelos hoje à venda, monitoram uma mudança de faixa sem acionamento das luzes direcionais. Um sinal sonoro ou de voz adverte o motorista sonolento ou distraído momentaneamente. A câmara lê as faixas brancas ou amarelas, contínuas ou não pintadas na pavimentação. O sistema permite ajustar os alertas de dois modos – pequenos ou grandes desvios de trajetória –, bem como a velocidade em que passa a atuar, o que ajuda na condução segura, em estradas ou vias urbanas expressas.

Inédita é a função vídeo. Grava seqüências de 20 segundos no caso de aceleração ou desaceleração bruscas. O sistema tem capacidade de executar 30 operações e se retroalimenta, apagando a gravação mais antiga. Dessa maneira é possível avaliar o jeito de o motorista dirigir. Por outro lado, pode ser de grande utilidade para revelar a culpabilidade em acidentes, pois filma os instantes imediatamente antes e depois do impacto. Os vídeos não podem ser apagados, mas as imagens são transferíveis para um computador por meio de conexão USB.

A quarta função monitora o movimento de veículo ou pessoa à frente, sempre que o automóvel pára por mais de três segundos. Assim, se o carro da frente arrancar, o Guideo emite logo um beep de advertência, o que evita o apressadinho de trás levar a mão à buzina. Esse é um recurso inteligente, pois além de detectar a presença de uma pessoa tentando atravessar, também identifica se há sinal vermelho aceso. Nas duas hipóteses o sistema entende e deixa de tocar o aviso.

O equipamento começa a operar de forma automática logo que o veículo se movimenta, e a varredura é permanente mesmo com pouquíssima luz apenas 1 lux. No entanto, vem com controle remoto para reconfigurar todas as funções ou até eliminar aquela que o motorista deseja dispensar, segundo as condições de uso ou preferência pessoal. Os ajustes são feitos com ajuda de um guia vocal em quatro línguas. É possível ainda programar outros recursos, como um aviso de quanto tempo se está ao volante, a fim de que possa planejar paradas para descanso.

Na Europa, o Guideo foi lançado por cerca de 100 euros e, em breve, estará disponível aqui. O preço deve ficar na faixa estimada entre R$ 400 e R$ 500.

Gosta de urbaninos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

smart fortwo

Fiat Cinquecento

Ford Ka

Mini

Daihatsu Cuore

Hyundai Atos

Leia também:

De grão em grão, o planeta agradece

Ecologia e economia rodam sempre juntos

Mindset E-Motion, híbrido suíço para carregar na tomada

Produção do Tesla Roadster começa no Reino Unido

Utilitário com motor elétrico é destaque no Salão de Mônaco

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors