Guia: cinco ótimos carros que saíram cedo de linha

Fizemos uma lista com cinco exemplos de automóveis que poderiam ter feito muito mais sucesso em nosso mercado

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Guia: cinco ótimos carros que saíram cedo de linha
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Hoje vamos citar exemplos de carros que saíram cedo de linha no Brasil. Modelos que poderiam ter feito muito mais sucesso em nosso país, mas que foram impedidos por determinadas circunstâncias.

Selecionamos cinco, mas há diversos outros - inclusive no segmento de luxo. Isso porque o Brasil era uma ótima vitrine para investimentos cerca de dez anos atrás, mas muita coisa mudou de lá para cá.

Nosso país era a sexta maior economia do mundo em 2011. Naquela época, quase todas as marcas queriam operar por aqui. Foi justamente quando JAC, Chery e outras gigantes chinesas ingressaram em nosso mercado.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Consequentemente, vários modelos de carros - de fabricante super tradicionais, inclusive - também foram lançados na expectativa de trazer retorno positivo.

Abaixo, fizemos uma lista com cinco desses veículos, que são ótima compras, de fato, porém de certo modo difíceis de encontrar no mercado de usados, justamente pelo pouco tempo de venda por aqui.

Cinco bons carros que saíram cedo de linha

1. Chevrolet Sonic

O Sonic era um modelo intermediário, nem compacto e nem médio, que chegou em época ingrata e com uma missão chata: substituir o Agile, que também havia vivido pouco.

O modelo chegou em duas carrocerias, hatch e sedã, e era muito melhor que o Agile - que havia sido criado para combater, naquela época, o Volkswagen Fox.

Importado inicialmente da Coreia do Sul e depois do México, o Sonic tinha motor 1.6 de até 120 cv e 16,3 kgf.m de torque.

Era esperto, completinho e tinha bom preço. Mas viveu só de 2012 a 2014, quando saiu de linha. Entre diversas explicações, a que melhor justifica a rápida passagem do Sonix foi justamente o sucesso do Onix: o compacto era tão espaçoso quanto, mais barato, mais econômico e vinha em ascensão.

Chevrolet Sonic
Sonic era ótimo, mas teve pouco mais de dois anos de mercado e foi embora após o sucesso do Onix
Crédito: Divulgação
toggle button

2. Nissan Altima

Apesar de ser um carro excelente, o sedã Altima não vingou.

Lançado em novembro de 2013, chegava dos Estados Unidos com uma farta lista de equipamentos de segurança, ótimos 2,77 m de entre-eixos e acabamento refinado.

Ele tinha motor 2.5 16V de 182 cv e câmbio do tipo CVT, bebia pouco e rodava suave. Era macio e bem executivo. Não emplacou como a Nissan queria, mas faz sucesso no mercado de usados.

Nissan Altima
Altima é um carro dos anos 1990 que só foi aparecer no Brasil na década passada. Bom, mas vendeu pouco
Crédito: Divulgação
toggle button

3. Peugeot 5008

A variante de sete lugares do ótimo SUV Peugeot 3008 se chamava 5008. Ele foi lançado por aqui no começo de 2018 por R$ 157.490 - na época, o 3008 de cinco lugares custava iniciais R$ 145.990.

Bom de guiar, completo, bonito e luxuoso, ele durou pouco e em maio de 2021 deixou de ser oferecido após o fim dos estoques.

Hoje, é uma ótima pedida no mercado de usados. O Peugeot 5008 usa o bom motor 1.6 THP (turbo) de até 165 cv e 24,5 kgf.m de torque, ainda tem visual diferenciado e ainda pode levar sete pessoas.

Peugeot 5008
Peugeot 5008 é uma ótima pedida: completo, luxuoso, esperto e espaçoso, vale a investida como usado
Crédito: Divulgação
toggle button

4. Suzuki Swift

Para quem curte carrinhos esportivos, vale lembrar da curta passagem da última geração do Suzuki Swift pelo nosso mercado, entre setembro de 2014 e fevereiro de 2017.

Detalhe: aqui, falamos justamente desta geração que tinha foco mais esportivo, e não do modelo que chegou a ser vendido nos anos 1990.

Oferecido em duas versões, Sport e Sport R, ele tinha motor 1.6 aspirado com 16V que podia entregar até 142 cv e 17 kgf.m de torque. O lance, aqui, era o baixo peso do carrinho: apenas 1.065 quilos.

Com boa lista de equipamentos e bom ajuste dinâmico, ele ainda consegue ser bem econômico. Hoje, é "mosca branca" no mercado de usados. Achou um inteiro e tem grana? Vale o cheque.

5. Volkswagen Fusca

Aposto que muitos de vocês dirão "como assim o Fusca vendeu pouco?". Calma! Não falamos sobre o sedã - um dos modelos mais importantes da história da Volks - vendido por aqui entre os anos 1950 e 1990, e sim do último Fusca, aquele que já era feito sobre a plataforma MQB de Jetta, Tiguan e cia - que foi oferecido entre 2013 e 2017.

E também não falamos sobre o New Beetle, a geração anterior que foi feita entre 1997 e 2011 ao redor do mundo.

Falamos sobre o melhor Fusca de todos os tempos, que tinha motor 2.0 TSI de 200 cv e 28,5 kgf.m de torque - ele era praticamente um Jetta com outra "bolha" - e que foi vendido por aqui por menos de R$ 80 mil.

Os preços do Volkswagen Fusca TSI em 2013 eram de R$ 76.600 na versão com câmbio manual e R$ 80.990 na configuração com transmissão DSG. Até hoje é difícil achar modelos bem conservados no mercado de usados que custem menos que isso.

Volkswagen Fusca Tsi
Volkswagen Fusca TSI vendeu pouco porque era um carro de luxo. E até hoje faz sucesso entre usados
Crédito: Divulgação
toggle button

Veja mais

    Tags:Mercado
    Comentários