Essa reportagem vai para você, que - assim como nós, confessamos - tem costumes bobos e vícios ao dirigir que podem aumentar o consumo de combustível, ainda que de forma discreta.
Mas também é verdade que alguns deles, aos poucos, podem ser eliminados e fazer você gastar menos nas visitas ao amigo frentista, sabia? Seu bolso agradece.
Abaixo, vamos elencar cinco coisas que podem ser consideradas supérfluas para muitos motoristas, mas que influenciam diretamente no quanto seu carro gasta de etanol, gasolina ou mesmo diesel. Lembrou de algum outro? Tem alguma dúvida? Deixe no campo de comentários!
Manter o pé esquerdo sobre o pedal do sistema de embreagem em carros com câmbio manual, além de desgastar prematuramente o kit para as trocas de marcha, também resulta na perda de tração.
Isso influencia diretamente no consumo, que aumenta exatamente na proporção da constância com que a pessoa deixa o pé apoiado.
O ar-condicionado, de alguns anos para cá, deixou de ser um item de conforto e passou a ser equipamento de segurança - em dia de chuva forte e umidade alta, por exemplo, é extremamente necessário por evitar que o vidro embace.
Mas tem gente que usa errado e isso influencia diretamente no consumo de combustível. Por exemplo, deixar o ar ligado e os vidros abertos é péssimo - e vale destacar que seu uso inadequado pode aumentar em até 20% o gasto de combustível.
Outra dica: se o clima lá fora não estiver tão quente, evite ajustar o resfriamento no nível máximo.
Tem gente que acha que botar o câmbio no ponto morto (ou em "neutro", no caso de carros com caixa de transmissão automática) - ato conhecido popularmente como "banguela'" - ajuda a economizar por reduzir os giros do motor. Mas isso é um engano.
Pode deixar esse vício de lado, porque o que acontece é justamente o contrário.
Botar a manopla em "neutro" ou no ponto morto com o carro em movimento faz a central eletrônica do motor injetar mais combustível. Além disso, deixar o carro desengrenado na descida, por exemplo, contribui para o desgaste dos freios, sem contar que traz risco para a segurança - afinal o carro está "solto" e as rodas neste momento não estão tracionáveis. Deixe o carro engrenado e não acelere: dessa forma, o sistema injeta apenas o mínimo necessário para que o motor não apague - e aí, sim, você estará economizando combustível.
Até a força que você aplica nos pedais de freio e do acelerador influencia no consumo - quanto mais pesado for seu pé, mais rápido você vai andar, mais forte você vai frear e, consequentemente, mais combustível irá gastar.
Procure ser suave em todas as ações, inclusive ao esterçar o volante e trocar de marcha.
Quanto mais moderadas forem suas atitudes, menos energia o carro irá precisar para rodar e, dessa maneira, menor quantidade de combustível será exigida. É uma dica que parece boba, mas que vale a pena experimentar para ver o resultado.
Muita gente roda com o carro abarrotado de coisas que sequer usa ou sabe que estão lá. Acredite, isso parece bobo, mas quanto mais peso você tirar do seu automóvel, menos combustível ele vai precisar para rodar - isso explica porque equipes de competição comemoram cada quilo eliminado.
Para você que tem a prática de deixar uma infinidade de bugigangas no porta-malas para usá-las em eventuais necessidades e não tira o material de lá por preguiça, atenção: o peso extra pode piorar o consumo do seu carro em até 15%, dependendo da carga.
Suportes para bicicletas e até o peso do manual no porta-luvas podem influenciar na medição, sem exagero. Quanto mais leve, melhor.



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