Você sabe quais são os carros mais econômicos com preços até R$ 250 mil? O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou a lista atualizada com as informações sobre o consumo dos veículos de passeio vendidos no mercado brasileiro. A lista inclui 1.174 veículos.
Reduzimos esse número e separamos aqui a lista dos 10 carros mais econômicos que custam até R$ 250 mil. Consideramos aqui os modelos híbridos convencionais e também os equipados apenas com motores a combustão.
Além disso, como alguns são melhores quando rodam com gasolina, e outros sobressaem no uso do etanol, usamos como referência o consumo de Megajoules por quilômetro (MJ/km), medida que pode parecer estranha ao caro leitor, mas que é a que mostra a energia que o carro usa por quilômetro rodado. Vamos lá?
A GS é a versão de topo do sedã híbrido plug-in BYD King. Tem conjunto motriz com 235 cv de potência combinada e sai por R$ 191.900. Roda até 80 quilômetros no modo elétrico.
Consumo energético: 0,50 MJ/km
Consumo (motor a gasolina): 16,8 km/l (cidade) e 14,7 km/l (estrada)
Com o mesmo conjunto mecânico híbrido plug-in do sedã King GS, o SUV Song Pro GS pode rodar até 68 quilômetros no modo 100% elétrico. Sai por R$ 204.800.
Consumo energético: 0,56 MJ/km
Consumo (motor a gasolina): 15,2 km/l (cidade) e 12,2 km/l (estrada)
Com o mesmo conjunto mecânico do Song Pro, o Plus se diferencia pelo visual e também pela lista de equipamentos, que é mais completa. Sai por R$ 244.800
Consumo energético: 0,58 MJ/km
Consumo (motor a gasolina): 14,9 km/l (cidade) e 12,1 km/l (estrada)
A PHEV19 é a versão plug-in mais acessível do SUV médio Haval H6. Concorrente direto do BYD Song Plus, custa R$ 244 mil e tem um conjunto mecânico de 326 cv de potência. Roda até 74 quilômetros no modo 100% elétrico.
Consumo energético: 0,60 MJ/km
Consumo (motor a gasolina): 13,6 km/l (cidade) e 12,3 km/l (estrada)
Equipado com um conjunto motriz híbrido flex, porém autocarregável, o sedã médio Corolla Hybrid foi o primeiro modelo eletrificado a ganhar produção no Brasil. Sai por R$ 199.990.
Consumo energético: 1,21 MJ/km
Etanol: 12,8 km/l (cidade) e 11,1 km/l (estrada)
Gasolina: 18,5 km/l (cidade) e 15,7 km/l (estrada)
Também equipado com o mesmo conjunto motriz híbrido flex do sedã, o Corolla Cross sai por R$ 215.990 na versão única XRX Hybrid.
Consumo energético: 1,29 MJ/km
Etanol: 12,5 km/l (cidade) e 10,1 km/l (estrada)
Gasolina: 17,7 km/l (cidade) e 14,6 km/l (estrada)
Um dos carros mais baratos do Brasil é também um dos mais econômicos. O subcompacto Renault Kwid é equipado com um motor 1.0 de três cilindros e 71 cv de potência. Parte de R$ 77.240.
Consumo energético: 1,36 MJ/km
Etanol: 10,8 km/l (cidade) e 11 km/l (estrada)
Gasolina: 15,3 km/l (cidade) e 15,7 km/l (estrada)
O sedã Chevrolet Onix Plus manual combina o espaço interno mais amplo de um três volumes compacto com o baixíssimo consumo do motor 1.0 aspirado de 82 cv de potência. Custa R$ 105.490 na versão LT manual.
Consumo energético: 1,39 MJ/km
Etanol: 9,7 km/l (cidade) e 12,2 km/l (estrada)
Gasolina: 13,9 km/l (cidade) e 17,4 km/l (estrada)
O Onix hatch também não faz feio no quesito consumo. Quando equipado com o motor de 82 cv e o câmbio manual de seis marchas, roda muito e gastando pouco. Sai por R$ 93.770 na versão 1.0.
Consumo energético: 1,41 MJ/km
Etanol: 9,6 km/l (cidade) e 11,9 km/l (estrada)
Gasolina: 13,8 km/l (cidade) e 16,9 km/l (estrada)
O Fiat Cronos equipado com o motor 1.0 Firefly de 75 cv de potência é outra opção de carro espaçoso e que bebe pouco combustível. Sai por R$ 98.990.
Consumo energético: 1,44 MJ/km
Etanol: 9,6 km/l (cidade) e 11,4 km/l (estrada)
Gasolina: 13,5 km/l (cidade) e 16,6 km/l (estrada)



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