Fiat, Volkswagen e Chevrolet: Trio de Ferro
Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgados nesta quarta-feira (2), a Fiat acumulou, de janeiro a julho, 251.291 unidades vendidas, o que representou 21,85% do market share – levando em consideração apenas automóveis de passeio e comerciais leves.A Volkswagen, que teve o Polo como carro mais vendido em junho e julho, e T-Cross e Nivus como os dois SUVs mais emplacados do mês passado, atingiu a marca de 179.977 unidades vendidas, ou 15,65% de participação do mercado.
A Chevrolet, que fechou o primeiro semestre na segunda colocação, caiu para terceiro com 15,54%, com um total de 178.714 emplacamentos em 2023.
GWM e Peugeot
As vendas em julho também foram fundamentais para duas marcas atingirem posições interessantes no ranking das que mais vendem.A Peugeot, por exemplo, desbancou a irmão francesa Citroën e ingressou no top 10 no acumulado do ano. Segundo a Fenabrave, a marca do leão acumulou 17.993 unidades vendidas, garantindo a 10ª posição e 1,56% de participação.
Quem também subiu e apareceu pela primeira vez no top 20 foi a chinesa Great Wall Motors (GWM). Com o SUV Haval H6, a marca chegou a 3.115 emplacamentos, o que lhe assegurou a 20ª colocação e 0,27% de participação.
Veja as 20 marcas que mais venderam no Brasil em 2023 – considerando apenas automóveis de passeio e comerciais leves:
- Fiat – 21,85%
- Volkswagen – 15,65%
- Chevrolet – 15,54%
- Toyota – 9,17%
- Hyundai – 8,36%
- Jeep – 6,53%
- Renault – 5,82%
- Honda – 3,55%
- Nissan – 3,35%
- Peugeot – 1,56%
- Citroën – 1,53%
- Ford – 1,23%
- CAOA Chery – 1,16%
- Mitsubishi – 0,78%
- BMW – 0,66%
- RAM – 0,47%
- Volvo – 0,40%
- Mercedes-Benz – 0,31%
- Audi – 0,29%
- GWM – 0,27%
Comentários