Vendas de usados caem no 1º semestre

Volume negociado foi 15% menor do que o observado ano passado
  1. Home
  2. Bolso
  3. Vendas de usados caem no 1º semestre
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- As vendas de veículos seminovos no primeiro semestre de 2003 tiveram queda de 15,18% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com pesquisa exclusiva da Assovesp Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado de São Paulo e do Sindiauto Sindicato do Comércio Varejista de Veículos Automotores Usados no Estados de São Paulo.

Em relação ao primeiro semestre de 2002, foram negociados 43 mil unidades a menos de carros na primeira metade deste ano, totalizando 240.961 veículos. A comparação entre junho de 2003 e junho de 2002 aponta baixa ainda mais acentuada nas vendas, com 14,95% a menos no volume de negócios realizados.

Comparado a maio deste ano, observou-se queda de 2,19%, o que significou a parada da recuperação dos últimos dois meses. Em maio as revendas haviam registrado alta de 2,57% em relação ao mês anterior, ficando 14,14% abaixo do volume comercializado em maio de 2002.

Segundo as entidades, dois fatores têm prejudicado a performance das revendas independentes de veículos usados: a alta taxa de juros e o compulsório dos bancos com o Banco Central, fixado em 60% dos depósitos. Outro ponto a ser destacado foi a queda do financiamento – neste semestre, apenas 54,2% das compras foram financiadas, contra 72% no primeiro semestre do ano passado. O saldo médio financiado também caiu dois pontos percentuais, representando 66,2% do valor do bem.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors