Vendas de veículos apresentam recuperação em agosto

Realização de feirões colaborou para melhora; produção cai
  1. Home
  2. Bolso
  3. Vendas de veículos apresentam recuperação em agosto
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A realização de feirões e promoções pela rede de concessionárias e revendedores colaborou para a melhora de 14,9% nas vendas de veículos automotores no mês de agosto, segundo dados divulgados pela Anfavea Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores quinta-feira 05. Entretanto, em relação ao mesmo mês do ano passado as vendas foram 2,4% menores, segundo a entidade.

A produção nacional teve queda de 6,4% de julho para agosto. De acordo com a Anfavea, o movimento negativo era esperado e é atribuído à redução de estoques e às medidas adotadas pelas montadoras, como redução dos dias de trabalho, férias coletivas e redução de turnos.

Para Ricardo Carvalho, presidente da entidade, ainda não se pode avaliar a interferência da redução do IPI nas vendas de veículos. Segundo Carvalho, as novas tarifas só “surtirão efeito” a médio e longo prazo, com o aumento da participação de veículos de maior cilindrada.

Mas, já em agosto, a porcentagem de veículos com motorização até 1.0 litro no total da frota nacional caiu de 74% para 67,2%, uma redução de 6,8%.

Sobre os aumentos de preços praticados por algumas montadoras no início dessa semana, Carvalho afirmou que isso se deve à alta do dólar, o que gera um aumento de preços entre os fornecedores e conseqüente repasse pelas montadoras ao custo final dos automóveis. Ainda de acordo com o presidente da Anfavea, aumento de preços e redução de IPI são coisas distintas. Segundo ele, a nova tarifa do imposto visa a redução da procura por automóveis com motor até 1.000 cilindradas e a migração para os de cilindrada na faixa de 1.000 a 2.000 cm3.

As metas para o ano foram apresentadas pela entidade. Em vez dos 5% de crescimento anteriormente previstos, a entidade projeta estagnação em relação ao ano passado, esperando-se um total de 1,8 milhão de veículos produzidos.

As vendas deverão ser 6% menores este ano 1,5 milhão de veículos. A Anfavea projetava crescimento de 3% em relação a 2001.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors