Volkswagen 1 litro é premiado na Áustria

Protótipo que faz 100 km/l rende condecoração à montadora
  1. Home
  2. Bolso
  3. Volkswagen 1 litro é premiado na Áustria
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

-
A Volkswagen foi condecorada pelo Clube do Automóvel e dos Ciclistas da Áustria ABRÖ por ser a primeira empresa do mundo a apresentar um protótipo de veículo automotor denominado 1 litro capaz de consumir um litro de combustível a cada 100 quilômetros rodados 100 km/l. Em 1998, a VW já havia recebido um prêmio com o Lupo 3L TDI hoje produzido em série, que consome três litros a cada 100 quilômetros 33,3 km/l.

O Volkswagen 1 litro foi apresentado pela primeira vez em abril deste ano. O então presidente do Grupo Volkswagen, Ferdinand Piech, conduziu o protótipo em uma viagem de Wolfsburg a Hamburgo, obtendo a média recorde de 0,89 litro por 100 quilômetros rodados 112,35 km/l, de acordo com dados da montadora.

No estilo, o veículo lembra mais um esportivo que um carro experimental. A carroceria, desenvolvida em túnel de vento, é produzida em fibra de carbono e magnésio. O automóvel tem 3,65 metros de comprimento, apenas 1,25 metro de largura e pouco mais de um metro de altura.

O motor do protótipo é movido a óleo diesel e possui apenas um cilindro. Tem 300 centímetros cúbicos 0,3 litro de cilindrada e é montado em posição central, com um sistema de transmissão direta automatizada. Cárter e cabeça do cilindro formam um monobloco construído em alumínio. O motor tem, ainda, sistema de injeção direta de combustível, gerando 8,5 cv a 4.000 rpm. Pesando apenas 290 quilos, o "Carro de Um Litro" pode chegar a até 120 km/h, segundo a Volkswagen.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors