Volkswagen apresenta carro econômico

Modelo faz 100 km por litro
  1. Home
  2. Bolso
  3. Volkswagen apresenta carro econômico
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Ele pesa apenas 290 kg, tem motor diesel aspirado de 0,3 litro e um cilindro, desenvolve só 8,5 cavalos de potência, transporta duas pessoas sentadas uma atrás da outra, mas é capaz de atingir velocidade máxima de 120 km/h, consumindo apenas um litro de combustível a cada 100 quilômetros. O motor é central e está montado transversalmente à frente do eixo traseiro, e a carroceria é de material sintético em forma de gota, com vantagens aerodinâmicas.

Não, não se trata de ficção científica. A Volkswagen já tem o carro pronto e faz questão de frisar: ele é seguro, confiável, gostoso de dirigir e tecnicamente factível de ser produzido em série.

Com 1,25 metro de largura, o carro é impressionantemente estreito, com motorista e acompanhante sentando-se em Tandem-Position, isto é, um atrás do outro. O acompanhante encontra à esquerda e à direita do banco do motorista um apoio para pés. À disposição do motorista, além do volante achatado com airbag e dos pedais ergonomicamente localizados, um painel ao estilo dos modernos jatos reúne as principais informações. Ao centro, o instrumento conjugado com velocímetro, hodômetro, temperatura do motor e computador de bordo; à esquerda e à direita os monitores que fazem as vezes dos retrovisores. À direita também estão o botão para mudança de marchas, o freio eletrônico de estacionamento e o botão de partida; no lado esquerdo, aquecimento, ventilação e os interruptores de luz.

O câmbio, de seis marchas, é compacto, seqüencial e automatizado com um programa especial de ajuste de mudanças de marcha, acoplado a um sistema Stopp-Start, com função de marcha livre. Em velocidade de cruzeiro, o Volkswagen 1 litro roda com o motor desligado. O motor liga imediatamente assim que o acelerador de magnésio é acionado, graças a um gerador de partida, incrementando a força do motor. Na frenagem, a energia negativa de desaceleração é armazenada no gerador e, assim, pode ser recuperada.

O Volkswagem 1 litro, concebido à semelhança de um esportivo, deverá ser um precursor tecnológico de uma nova geração de veículos. Ele tem autonomia de até 650 quilômetros, já que a capacidade do tanque de combustível é de 6,5 litros.


Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors