Volkswagen e Fiat estão sob suspeita

Comissão européia investiga subsídios a montadoras
  1. Home
  2. Bolso
  3. Volkswagen e Fiat estão sob suspeita
Marcelo Prado
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

-
BRUXELAS - A Comissão Européia que investiga a existência de subsídios dos governos a montadoras está fechando o cerco contra duas das principais fábricas do continente, a Volkswagen e a Fiat. A ajuda financeira estatal poderia estar criando uma concorrência desleal entre as montadoras, principalmente por conta da queda de barreiras alfandegárias entre os países que compõe o Mercado Comum da Europa.

A Volkswagen e o governo alemão, por exemplo, terão que justificar possível ajuda à montadora. A VW tem planos de desenvolver um projeto de um novo veículo de luxo na fábrica de Dresden, na Saxônia. O projeto na fábrica, que seria completado em 2002, terá gastos estimados em US$ 750 milhões, com capacidade de produzir 37 mil veículos/ano e criar 2.000 empregos diretos.

Em outro caso, a Fiat teria recebido do Estado italiano cerca de 225 milhões de euros a moeda da Europa unificada para a realização de novos projetos, um deles o do novo compacto Punto.

No Brasil, a ajuda e subsídios de governos estaduais para a instalação de montadoras já despertou a ira da vizinha Argentina, que ao lado do país compõe o bloco do Mercosul. Como no caso da Europa, a Argentina acusa o Brasil de beneficiar as montadoras e criar, assim, uma forma desleal de atrair novos investimentos na área automobilística.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors