Volkswagen Tera: cinco concorrentes do novo SUV

O próximo lançamento da marca alemã disputará a clientela com outros utilitários esportivos acessíveis; veja quais

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Volkswagen Tera: cinco concorrentes do novo SUV
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Volkswagen Tera já tem data para chegar na festa dos SUVs: 2 de março. Também conhecido como domingo de Carnaval. Mas embora a marca alemã não tenha divulgado a ficha técnica e os preços exatos do modelo, já sabemos quais concorrentes estarão na mira do novato.

Menor que o Nivus - que hoje parte de R$ 143.490 na versão Comfortline - o Tera brigará pela clientela de outros SUVs de entrada. Veja, abaixo, quais serão os cinco futuros concorrentes do novo utilitário esportivo da Volkswagen.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
O Tera será posicionado abaixo do Nivus na linha Volkswagen
Crédito: Alex Claudino
toggle button

Volkswagen Tera: cinco concorrentes do novo SUV

1. Citroën Basalt

Apesar dos 4,34 m de comprimento resultarem em um SUV compacto grande por fora e por dentro, o projeto derivado do hatch C3 faz do Citroën Basalt uma das opções mais acessíveis da categoria.

Outro fator que contribui para isso é a inusitada - para um SUV - opção pelo motor 1.0 aspirado, com 75 cv de potência, que equipa a versão de entrada do modelo. Nas mais caras, o motor é o mesmo 1.0 turbo de 130 cv usado em outros SUVs da Stellantis.

  • Basalt Feel 1.0: R$ 99.490
  • Basalt Feel Turbo 200: R$ 115.700
  • Basalt Shine Turbo 200: R$ 117.100
  • Com versão 1.0, o Basalt é o SUV mais barato à venda no mercado brasileiro
    Crédito: Evandro Enoshita/WM1
    toggle button

    2. Citroën C3 Aircross

    O C3 Aircross entra na mesma categoria do irmão Basalt. Mesmo com porte avantajado para um SUV compacto - 4,32 m de comprimento - o modelo da Citroën briga entre os SUVs compactos de entrada.

    O principal diferencial do C3 Aircross frente aos outros SUVs de entrada é a oferta de sete lugares. Aliás, este é um dos raros carros "populares" do mercado brasileiro capazes de levar até sete pessoas. O motor é o 1.0 turbo de 130 cv de potência e o câmbio é CVT.

    • C3 Aircross Feel: R$ 119.290
    • C3 Aircross 7 Feel: R$ 119.990
    • C3 Aircross Feel Pack: R$ 127.290
    • C3 Aircross 7 Feel Pack: R$ 134.400
    • C3 Aircross Shine: R$ 135.790
    • C3 Aircross 7 Shine: R$ 142.890
    • Apesar do porte e da opção de sete lugares, o C3 Aircross briga no andar de baixo da categoria
      Crédito: Ricardo Rollo/WM1
      toggle button

      3. Fiat Pulse

      Lançado em 2021, o Fiat Pulse tem preços entre R$ 107.990 e R$ 152.990. Com 4,10 m de comprimento, encabeça a lista de menores SUVs do mercado brasileiro.

      Um dos destaques do modelo é a ampla gama de motores. São quatro opções: 1.3 aspirado (com câmbio manual ou CVT), 1.0 turbo (híbrido-leve ou convencional) e 1.3 turbo.

      • Pulse Drive 1.3 manual: R$ 107.990
      • Pulse Drive 1.3 CVT: R$ 116.990
      • Pulse Audace Turbo 200: R$ 123.990
      • Pulse Audace Turbo 200 Hybrid: R$ 129.990
      • Pulse Impetus Turbo 200: R$ 138.990
      • Pulse Impetus Turbo 200 Hybrid: R$ 144.990
      • Pulse Abarth Turbo 270: R$ 152.990
      • O Pulse é um dos concorrentes mais diretos do futuro SUV da Volkswagen
        Crédito: Divulgação
        toggle button

        4. Nissan Kicks Play

        Apesar de ser um SUV compacto "dos grandes", o Nissan Kicks Play foi reposicionado no andar de baixo para abrir espaço para sua nova - e mais sofisticada - geração, que estreará em breve por aqui.

        Apesar do visual já manjado e do conjunto mecânico que funciona melhor na cidade do que na estrada - motor 1.6 de 113 cv de potência e câmbio CVT -, o Kicks é espaçoso e bem equipado. Aquela típica opção "mais por menos".

        • Kicks Active Plus CVT: R$ 117.990
        • Kicks Sense CVT: R$ 126.890
        • Kicks Advance Plus CVT: R$ 146.790
        • Reposicionado, o Kicks Play agora briga entre os SUVs de entrada
          Crédito: Divulgação
          toggle button

          5. Renault Kardian

          O Renault Kardian estreou em março de 2024 e será um forte concorrente para o Tera. Além de também ser um SUV compacto de porte pequeno - tem 4,12 m de comprimento -, seu principal atributo é o projeto muito atual.

          Baseado na plataforma RGMP e com pacote ADAS nas versões mais caras, tem como única opção de motorização um 1.0 turbo de 125 cv de potência. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automatizado de seis marchas e dupla embreagem.

          • Kardian Evolution manual: R$ 106.990
          • Kardian Evolution EDC: R$ 118.090
          • Kardian Techno: R$ 129.990
          • Kardian Première Edition: R$ 138.990
          • O Kardian oferece tecnologia e projeto moderno para peitar o SUV da Volkswagen
            Crédito: Evandro Enoshita/Webmotors
            toggle button

            Veja também

            Comentários
            Wid badge