O Volkswagen Tera já tem data para chegar na festa dos SUVs: 2 de março. Também conhecido como domingo de Carnaval. Mas embora a marca alemã não tenha divulgado a ficha técnica e os preços exatos do modelo, já sabemos quais concorrentes estarão na mira do novato.
Menor que o Nivus - que hoje parte de R$ 143.490 na versão Comfortline - o Tera brigará pela clientela de outros SUVs de entrada. Veja, abaixo, quais serão os cinco futuros concorrentes do novo utilitário esportivo da Volkswagen.
Apesar dos 4,34 m de comprimento resultarem em um SUV compacto grande por fora e por dentro, o projeto derivado do hatch C3 faz do Citroën Basalt uma das opções mais acessíveis da categoria.
Outro fator que contribui para isso é a inusitada - para um SUV - opção pelo motor 1.0 aspirado, com 75 cv de potência, que equipa a versão de entrada do modelo. Nas mais caras, o motor é o mesmo 1.0 turbo de 130 cv usado em outros SUVs da Stellantis.
O C3 Aircross entra na mesma categoria do irmão Basalt. Mesmo com porte avantajado para um SUV compacto - 4,32 m de comprimento - o modelo da Citroën briga entre os SUVs compactos de entrada.
O principal diferencial do C3 Aircross frente aos outros SUVs de entrada é a oferta de sete lugares. Aliás, este é um dos raros carros "populares" do mercado brasileiro capazes de levar até sete pessoas. O motor é o 1.0 turbo de 130 cv de potência e o câmbio é CVT.
Lançado em 2021, o Fiat Pulse tem preços entre R$ 107.990 e R$ 152.990. Com 4,10 m de comprimento, encabeça a lista de menores SUVs do mercado brasileiro.
Um dos destaques do modelo é a ampla gama de motores. São quatro opções: 1.3 aspirado (com câmbio manual ou CVT), 1.0 turbo (híbrido-leve ou convencional) e 1.3 turbo.
Apesar de ser um SUV compacto "dos grandes", o Nissan Kicks Play foi reposicionado no andar de baixo para abrir espaço para sua nova - e mais sofisticada - geração, que estreará em breve por aqui.
Apesar do visual já manjado e do conjunto mecânico que funciona melhor na cidade do que na estrada - motor 1.6 de 113 cv de potência e câmbio CVT -, o Kicks é espaçoso e bem equipado. Aquela típica opção "mais por menos".
O Renault Kardian estreou em março de 2024 e será um forte concorrente para o Tera. Além de também ser um SUV compacto de porte pequeno - tem 4,12 m de comprimento -, seu principal atributo é o projeto muito atual.
Baseado na plataforma RGMP e com pacote ADAS nas versões mais caras, tem como única opção de motorização um 1.0 turbo de 125 cv de potência. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automatizado de seis marchas e dupla embreagem.



Email enviado com sucesso!