VW introduz novidades na linha de

Fábrica da Volks em São Carlos vai ser especializada em turbo
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Redação WM1
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- Uma das novidades introduzidas pela Volkswagen do Brasil na fábrica de motores em São Carlos SP para a produção do inédito 1.0 16v Turbo para o Gol e a Parati é uma câmera de vídeo acoplada a um computador que identifica o tipo de motor em produção e indica ao operador qual componente deverá ser montado. Um equipamento faz as medições e classifica os motores durante o processo de usinagem, gravando uma letra no bloco.

Mais tarde, na linha de montagem, a câmera capta e envia as imagens do motor ao computador, que reconhece a letra e identifica se o motor é turbo ou aspirado.

A identificação dos motores é importante para a instalação dos casquilhos, uma espécie de junta instalada no virabrequim, que são diferentes nos motores turbo e aspirados – para os turbinados, há três modelos diversos. Além de identificar o motor, o computador indica, através de um painel com luzes coloridas, qual casquilho deve ser montado.

A fábrica de São Carlos recebeu outros equipamentos e máquinas para a produção do turbo. Na usinagem, onde os blocos dos motores recebem acabamento final, uma máquina faz os furos e cortes para a lubrificação adicional que o 1.0 Turbo exige. O novo motor tem quatro novos bicos de
lubrificação que jogam óleo na parte inferior dos pistões para reduzir a temperatura nas câmaras de combustão e diminuir o risco de detonação.

Outro equipamento no início da linha de montagem faz a instalação automática dos bicos. Na montagem do turbocompressor, as turbinas são pré-montadas junto ao coletor de escape num posto de trabalho ao lado da linha de montagem. O turbo injeta mais ar e combustível dentro do motor, proporcionando mais potência e desempenho.


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