VW investe na qualidade de pintura

Tecnologia de ponta utilizada inclui até palm tops
  1. Home
  2. Bolso
  3. VW investe na qualidade de pintura
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A fábrica da Volkswagen Anchieta, em São Bernardo do Campo SP, inaugura em junho uma linha de pintura totalmente automatizada para aplicação de cera protetora e tinta na parte externa da carroceria. Com equipamentos de última geração, a nova linha melhora a qualidade do acabamento, reduz os níveis de sujeira e o consumo de material. Até 2002, a área receberá R$ 65 milhões. O investimento faz parte do processo de reestruturação e modernização da unidade para fabricação de veículo com plataforma mundial.

O novo processo substitui a aplicação manual de tinta por um sistema de pintura eletrostática, onde pequenos "sinos" giram em alta rotação, provocando uma nuvem de tinta que adere de maneira uniforme à carroceria pela diferença do potencial elétrico entre elas. O sistema também tem sensores que identificam o modelo e a cor do carro a ser pintado e fazem os ajustes automaticamente.

O objetivo da montadora é adotar modernos processos e tecnologia de ponta para melhorar cada vez mais a qualidade da pintura dos veículos. Os empregados da linha de acabamento estão usando computadores de mão palm tops para auxiliar o controle de qualidade das carrocerias. O equipamento faz a coleta de dados em tempo real e agiliza as tomadas de decisões, a identificação e a correção de eventuais problemas.

Para reduzir o impacto ambiental foi instalado um novo secador de tintas que funciona com o sistema de pós-queima, capaz de eliminar 99% dos solventes lançados na atmosfera. O sistema, alimentado por gás natural, queima os solventes e odores liberados no processo de pintura da carroceria. Além disso, o pós-queima também economiza energia, pois o calor gerado durante a queima é reaproveitado para aquecimento do secador.

Entre outras inovações a serem implantadas está a aquisição de um microscópio ótico de última geração, capaz de ampliar mil vezes a imagem e realizar análise computadorizada, para identificar eventual problema de pintura invisível a olho nú.

Será instalado, ainda, equipamento para aplicação de cera anti-corrosiva que utiliza o moderno processo de "inundação" para garantir a proteção contra corrosão nas cavidades no carro.



Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors