VW utiliza realidade virtual na criação de novos carros

Tecnologia permitirá ganho de tempo e redução de 30% no custo de criação
  1. Home
  2. Bolso
  3. VW utiliza realidade virtual na criação de novos carros
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

-
A Volkswagen anunciou em Wolfsburg, cidade-sede da empresa na Alemanha, a introdução de novas tecnologias em realidade virtual que permitirão à empresa uma redução de 30% no custo de criação de novos produtos, além do ganho de tempo e de eficiência no processo.

Graças a uma tecnologia de computação, os engenheiros e designers da Volkswagen podem “virar a direção do carro”, “ajustar o espelho interno”, “visualizar sombras e luzes na superfície do veículo” e “ver até os reflexos no corpo do espelho retrovisor” sem tocar uma única peça de metal. O sistema pode gerar até mesmo sombras reais, refrações e reflexões de luz com extremo grau de realismo, como se eles estivessem “dentro” do carro.

De acordo com a Volkswagen, com esse sistema de design virtual os novos carros da marca serão desenvolvidos em um prazo mais curto, com um número maior de propostas, num custo mais baixo, permitindo uma “real” visualização proporção, reflexões, curvas etc... e discussão prévia, antes de se partir para modelos na escala 1:1:. Mesmo nos estágios mais precoces de seu desenvolvimento, é possível ver o novo produto em seu tamanho real por meio de uma tela especial de projeção chamada “Powerwall”, com 5,10 m de largura por 2,10 m de altura.

Outro elemento central do Centro de Visualização é a “Caverna”, cabine onde os engenheiros da Volkswagen são transportados para um mundo virtual por meio de vidros especiais e modelos virtuais em terceira dimensão. Lá, eles podem checar a ergonomia, a visibilidade e o design do interior do carro com todos seus equipamentos. Num estágio mais avançado será possível viajar por estradas virtuais nas cidades e no campo da Alemanha e de todo o mundo.


Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors