Depois de alguns flagras e do que antecipamos por aqui, o BYD Tan 2024 foi lançado nesta quarta-feira (24) no Brasil.
O evento oficial de apresentação do - por enquanto - único SUV de sete lugares 100% elétrico do nosso mercado rolou em Tuiuti, no interior de São Paulo.
"Por enquanto" porque em breve chegam Volvo EX90 e Kia EV9 - estes já confirmados. O BYD Tan 2024 estreia por R$ 536.800 com novidades no visual, na bateria e, consequentemente, na autonomia.
As alterações estéticas são mínimas. Na frente, há uma nova grade (agora totalmente fechada na parte de cima) e o friso que interliga os faróis está maior, além de uma nova tomada de ar na parte inferior.
Na lateral, novas rodas. Atrás, novo formato de para-choque e desenho inédito do arranjo interno das lanternas, que agora formam "ondas". Vale lembrar que todos os conjuntos ópticos do Tan são de LED.
Apesar da mudança sutil, o carro cresceu 10 cm no comprimento - para 4,97 m. As outras medidas não mudaram: 1,95 m de largura, 1,73 m de altura e 2,82 m de entre-eixos.
O porta-malas tem 235 litros com sete lugares levantados, 940 litros com cinco assentos em uso e até 1.655 litros se as duas fileiras de trás estiverem rebatidas.
Algumas novidades importantes também ocupam a parte mecânica do SUV. Agora o BYD Tan 2024 tem baterias (aquelas do tipo "Blade", à prova de fogo) 25% maiores, de 86,4 kWh para 108,8 kWh.
Esse aumento fez com que a autonomia declarada pelo PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) do Inmetro subisse 120 quilômetros, para um total de 430 km.
Dessa forma, a capacidade de recarga também é maior, de 110 kW para 170 kW em corrente contínua (DC), exatamente o formato de recarregamento daqueles supercarregadores.
Na prática, de acordo com a BYD, é possível recuperar a bateria do Tan de 20% a 80% em apenas 30 minutos. Em estações de recarga com corrente alternada (AC), a velocidade chega a 11 kW/h.
O novo conjunto de baterias é tão poderoso que, nas palavras da BYD, o sistema pode gerar energia para uma casa por até 15 dias, a depender das condições. Insano, né?
O Tan segue com dois motores elétricos, que juntos entregam 517 cv e 70 kgf.m de torque. Só que com o peso maior das novas baterias (cerca de 200 quilos), o zero a 100 km/h oficial declarado pela empresa caiu de 4,4 segundos para 4,9 s.
A velocidade máxima, porém, aumentou: de 180 km/h para 190 km/h. Também vale dizer que a partir da linha 2024 o SUV estreia sistema de suspensão totalmente novo, com amortecedores adaptativos.
Por dentro também há novidades no nível de acabamento - agora mais refinado - e na lista de equipamentos.
O BYD Tan a partir de agora vem com sete airbags (antes ele vinha com seis); som da grife Dynaudio com 12 alto-falantes; aquecimento de volante e ar-condicionado com três zonas de atuação (para motorista, passageiro e para quem senta de trás), inclusive com uma tela tátil na segunda fileira.
Vale finalizar dizendo que o carro segue oferecendo teto solar panorâmico, quadro de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas, carregador de celular sem fio e central multimídia flutuante e giratória por meio de uma tela de 15,6 polegadas, com os quase obrigatórios CarPlay e Android Auto sem fio.