SUV 100% elétrico da BMW encara testes extremos

Provas em regiões desérticas da África do Sul com calor, radiação e poeira desafiam rigorosamente futuro SUV da marca

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André Deliberato
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A BMW é outra marca que está em fase final de produção de um crossover/SUV 100% elétrico, tal qual modelos recém-chegados ao Brasil como Mercedes-Benz EQC, Audi e-Tron e Jaguar I-Pace.

Chamado por enquanto de "iNext", o carro passou nas últimas semanas por testes em condições particularmente exigentes. Depois do frio congelante do círculo polar, agora ele encarou as condições severas de Kalahari, no sul da África, onde, além do calor extremo e radiação solar, ainda precisou enfrentar a formação de poeira vinda dos terrenos off-road repletos de areia e cascalho.

Os testes serviram para reforçar as capacidades dos componentes de acionamento e suspensão do carro - que por ser mais pesado por ser totalmente elétrico, ainda precisa ter mais durabilidade e confiabilidade -, além de sistemas de assistência ao motorista e tecnologia de digitalização.

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Bmw Inext
Bmw iNext será o rival da marca para encarar Audi eTron, Mercedes-Benz EQC e Jaguar I-Pace
Crédito: Divulgação
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Quando chega?

A produção da versão em série do BMW iNext, de acordo com a própria marca, deve começar em 2021 na fábrica de Dingolfing, na Alemanha. Também segundo a empresa, ele segue à risca a ideia do projeto de ser autônomo, conectado e eletrificado.

Os testes na África do Sul serviram justamente para testar a capacidade da bateria: em temperaturas que esgotariam rapidamente qualquer bateria de telefone celular, o conceito de resfriamento integrado fez o iNext resistir - nas palavras da BMW.

Durante os extensos testes de calor, o veículo é exposto repetidamente ao sol por horas para depois ser resfriado repentinamente: dessa forma, os desenvolvedores testam não apenas a operacionalidade dos sistemas elétricos, como a bateria, mas também a estabilidade da temperatura dos materiais utilizados no interior.

É por isso que Kalahari oferece a condição ideal para testar a estanqueidade de abas, portas e capotas. De acordo com as palavras finais da marca bávara, durante os milhares de quilômetros rodados em estradas não pavimentadas, o iNext levantou muita poeira, mas não deixou nada entrar.

Bmw Inext De Frente
Bmw iNext será lançado oficialmente em 2021
Crédito: Divulgação
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