SUV elétrico não é mais novidade. Mas um SUV elétrico com 1.520 cv de potência e mais de mil quilômetros de autonomia é algo impressionante. Essas são as credenciais do Trinton Model H, que, apesar do nome sugerir, não é da Tesla.
Seu atrativo, como não poderia deixar de ser, é a motorização. O Triton Model H tem quatro motores elétricos, um em cada roda. Serão duas versões do utilitário de oito lugares. A mais básica terá "apenas" 1000 cv. Uma versão com desempenho aprimorado, contudo, terá potência específica de 1.520 cv.
A Triton Solar - startup com sede nos EUA - não confirma, mas boatos dão conta de que o SUV elétrico fará de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos. Tempo próximo ao do novo Porsche 911 Turbo S.
Se a potência chama a atenção, a autonomia não fica atrás. De acordo com o fabricante, o Model H também terá duas opções de bateria. A versão com menos potência terá um conjunto de 150 kWh, que proporciona autonomia de até 800 quilômetros com uma única carga.
A versão topo de linha e mais potente vai além. A bateria tem 200 kWh de capacidade e, com isso, o SUV elétrico pode chegar a até 1.126 quilômetros de distância com apenas uma carga. É suficiente para ir do Rio de Janeiro para São Paulo e voltar, ainda sobrando carga.
Em pré-venda com preços a partir de US$ 140 mil (algo em torno de R$ 745 mil), o Model H pode custar até US$ 180 mil (R$ 957 mil em conversão direta) na versão topo de linha.