5 cuidados para tirar o máximo do ar-condicionado

Tá calor, né? Pois saiba que manutenção e uso correto fazem o equipamento funcionar com mais eficiência. Confira!

  1. Home
  2. Dicas
  3. 5 cuidados para tirar o máximo do ar-condicionado
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Até alguns anos atrás, o ar-condicionado automotivo (clique aqui para conhecer sua evolução) era considerado um item de luxo no Brasil. Quase sempre era oferecido como opcional. Isso quando existia essa opção.

Mas, com o passar dos anos e o amadurecimento do nosso mercado, hoje o equipamento está disponível na grande maioria dos veículos. Até mesmo o Fiat Mobi, que é o carro de passeio mais acessível do Brasil, tem o item de série.

Hyundai Hb20 Platinum Plus 1.0 Tgdi Flex At 1149
O ar-condicionado de carros mais modernos informa a temperatura de forma digital
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Além de proporcionar mais conforto, ao possibilitar o ajuste da temperatura da cabine em um nível agradável, o ar-condicionado é exigido pelos consumidores por ser considerado um equipamento de segurança, já que evita rodar com os vidros abertos nos centros urbanos.

Seja um equipamento mais simples ou mais moderno, ele requer alguns cuidados para você tirar o máximo dele e não gastar combustível sem necessidade. Veja algumas dicas para ficar de olho e não deixar de ter esse conforto no próximo verão.

De olho no ar-condicionado

Filtro De Ar Condicionado Sujo E Limpo
Filtro de ar-condicionado sujo e limpo: troca é recomendada nas revisões
Crédito: Divulgação
toggle button

Automóveis equipados com ar-condicionado trazem um filtro para evitar a entrada de partículas como poeira e pólen, além de microrganismos como bactérias e fungos, provenientes do ar externo.

Esses filtros devem ser limpos ou trocados em prazos regulares, de acordo com cada fabricante - a informação está presente no manual do veículo.

Proliferação de fungos e bactérias

A umidade excessiva provocada pela condensação do ar frio nas tubulações do ar-condicionado é a maior responsável pela proliferação de microrganismos prejudiciais à saúde e causadores de mau cheiro.

Cuidado simples que ajuda a evitar o problema é desativar a climatização antes de desligar o motor.

Correia e as vedações das portas

Verifique se os vidros estão com fechamento perfeito, assim como as condições de vedação das borrachas das portas. Também não deixe de conferir o estado da correia de acessórios, que aciona o compressor do ar-condicionado.

Ela deve ser trocada a cada 60 mil km, em média, e caso se rompa, não desliga só a climatização, mas sistemas essenciais como alternador, bomba d'água e direção hidráulica.

Ford Bronco Sport Wildtrak 27 Scaled
O ar-condicionado é essencial para os dias mais quentes do ano
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Uso inteligente (1)

Não adianta ligar o ar-condicionado e rodar com os vidros abertos. Para reduzir o consumo e fazer a cabine gelar mais rápido em dias quentes, como os atuais, é recomendado rodar alguns minutos com as janelas abertas antes de ligar a climatização.

Uso inteligente (2)

O ar-condicionado do seu carro tem controle automático de temperatura? Então bora fazer uso desse recurso! Além de garantir o conforto térmico, o carro ainda consome menos combustível.

Isso acontece pois, no modo "auto", o ar-condicionado se ajusta automaticamente para atingir e manter a temperatura desejada. O resultado é uma carga de trabalho menor para o compressor.

Um dos carros mais acessíveis do mercado brasileiro com a opção do ar-condicionado automático é o Fiat Argo, que desde a versão Drive 1.0 (R$ 84.490) tem o item como opcional.

Honda Civic Hybrid 9286 Scaled
O modo "Auto" do ar-condicionado ajuda a melhorar o conforto e reduzir o consumo
Crédito: Ricardo Rolloa/WM1
toggle button

Cuidado com a recirculação

Carros mais modernos trazem sensores que detectam entrada de ar externo de má qualidade e automaticamente acionam a recirculação. E também fazem o contrário: ao detectarem níveis elevados de CO2 (dióxido de carbono) resultante da respiração dos ocupantes, voltam a usar o ar externo.

Em carros mais simples, a recirculação é ligada ou desligada manualmente, portanto é preciso ter cuidado. Em viagens mais longas, por exemplo, ative a recirculação para renovar o ar presente na cabine periodicamente.

Tags:Dicas
Comentários