Quatro cilindros. 2.0. Turbo. 421 cavalos e 50,9kgfm. Esses são os dados do motor de quatro cilindros mais potente do mundo. A façanha, mais uma vez, é da Mercedes, que já era a detentora da marca. O propulsor equipará a nova geração do hot hatch com grife AMG, o A45.
Os números são impressionantes e mostram como a tecnologia dos motores a combustão continua evoluindo, apesar de todo o lobby por um mundo mais elétrico. A marca alemã conseguiu extrair 210cv por litro, uma marca completamente impensável há pouco tempo atrás.
Chamado de M 139, esse motor é uma evolução do M 133, antigo propulsor quatro cilindros mais potente do mundo. Para extrair ainda mais potência, a Mercedes redesenhou por completo o bloco.
Do projeto inicial, apenas algumas porcas foram reutilizadas. Praticamente tudo é novo e finamente ajustado para atender as normas de emissões de poluentes e ruídos. O peso final do propulsor também impressiona: apenas 160,5 kg, isso com todos os fluídos.
O M 139 fará sua estréia no novo AMG A45 (que deve ser apresentado no Salão de Frankfurt) e terá duas versões: uma "normal" com 387cv e uma S, com os insanos 421cv. Além disso, o propulsor também equipará as futuras versões do novos AMG CLA e GLA.