Carro muito tempo parado dá problema? Entenda!

Veja quais são os possíveis defeitos que um veículo estacionado na garagem por longos períodos pode apresentar

  1. Home
  2. Graxa
  3. Carro muito tempo parado dá problema? Entenda!
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A quarentena fez com que diversos hábitos mudassem e novas dúvidas surgissem. Por exemplo, com a maioria das pessoas em casa e os veículos na garagem, muita gente pergunta se há problema em deixar o carro muito tempo parado e o que fazer para evitar possíveis danos.

Além do isolamento social, há outras situações em que o automóvel fica parado por muito tempo e os motoristas não sabem exatamente como agir. Para ajudá-los, nós trazemos as melhores dicas. Com elas, você vai entender melhor sobre o assunto e saberá exatamente o que fazer. Confira a seguir!

Quanto tempo um veículo pode ficar parado?

Não existe um limite de tempo em que o carro pode ficar parado. No entanto, os cuidados necessários para não ter problema vão variar de acordo com o período em que você ficará sem utilizar o veículo.

Caso não use o automóvel por uma semana, nada precisa ser feito - esse não é considerado um tempo longo e nenhum problema pode acontecer por conta desse período. No entanto, se esse prazo aumentar, algumas atitudes devem ser realizadas.

O que fazer antes de deixar o carro muito tempo parado?

Se você planeja manter o carro parado por um mês ou mais, algumas dicas antes de deixá-lo sem uso podem evitar futuros aborrecimentos. Além de segui-las, é importante também ir até o carro periodicamente, dar partida e deixá-lo ligado por um tempo, mesmo sem sair do lugar.

Inicialmente, é necessário fazer uma limpeza geral na parte interna. Como o veículo ficará parado muito tempo, a sujeira pode causar bactérias e fungos, já que no assoalho e bancos pode haver restos de alimentos, por exemplo.

Além disso, alguns componentes do carro precisam de uma atenção especial. Confira quais são e o que deve ser feito para manter sua vida útil.

Ar-condicionado

O cuidado com o ar-condicionado é necessário após voltar a utilizar o veículo. Com o passar do tempo, micróbios podem surgir nos dutos de ventilação devido à umidade. Com isso, é preciso substituir o filtro e deixar o equipamento ligado por alguns minutos, com a janela aberta.

Homem faz revisão em motor do carro
icon photo
Legenda: Revisão completa do veículo é essencial quando voltar a usá-lo

Bateria

Muita gente se pergunta se bateria estraga com carro parado. Para preservá-la e aumentar a sua vida útil, quando for deixar um carro parado por muito tempo, é indicado desligar o cabo negativo. No entanto, se for utilizá-lo dentro de alguns dias, mantenha-a conectada normalmente.

Combustível

Um dos cuidados com carros parados por muito tempo é o combustível. Apesar de a gasolina ter um prazo de validade, não é possível definir esse tempo, já que vários fatores podem contribuir para uma durabilidade maior ou menor.

No entanto, de três a quatro meses o combustível pode ser utilizado sem problemas. E é aconselhável deixar o tanque cheio.

Pneus

Para evitar atrito no solo e aumentar a durabilidade, é indicado aumentar a pressão dos pneus 20% em relação ao indicado no manual do fabricante. Quando voltar a usar o veículo, retorne ao posto para calibrá-lo com a pressão correta indicada pela montadora. Não esqueça de calibrar também o estepe.

Revisão

Em situações de um veículo parado por mais de seis meses, é importante atentar-se ao prazo de revisão. Normalmente, os fabricantes indicam que é necessário retornar à concessionária para o serviço a cada 10.000 quilômetros. Porém, em vez de se guiar pela quilometragem, vá antes de atingir esse limite, logo após voltar a rodar com o carro.

O que fazer quando voltar a rodar com o carro parado?

Após voltar a utilizar o veículo, algumas ações devem ser realizadas para garantir o pleno funcionamento do carro. Acompanhe o check-list:

  • lavagem e higienização do carro
  • troca do filtro do ar-condicionado
  • calibragem dos pneus
  • abasteça (de preferência com aditivada)
  • faça uma revisão completa para consultar o óleo, freios etc
  • Com essas dicas, as chances de o veículo muito tempo parado ter problemas diminuem, mas não acabam. É importante conversar com o seu mecânico de confiança para que ele passe algumas outras dicas.

    Saiba tudo sobre o seu e outros carros!

    Para ficar por dentro de tudo que acontece no universo automotivo e ainda ter as melhores dicas para os cuidados com o seu veículo, como saber se carro muito tempo parado traz problemas, acompanhe todas as novidades aqui no WM1.

    Agora, se você pretende deixar o carro muito tempo parado e cogita vendê-lo, a Webmotors o local ideal para quem pretende negociar veículos de todos os modelos. Conheça e crie seu anúncio o quanto antes!

    Comentários