Combustível em falta? 10 dicas para economizar

Com a falta de gasolina, diesel e etanol, por conta da greve dos caminhoneiros, veja como reduzir o consumo do automóvel

  1. Home
  2. Bolso
  3. Combustível em falta? 10 dicas para economizar
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Com combustível faltando em boa parte dos postos do país por causa da greve dos caminhoneiros, quem ainda tem alguns litros sobrando no tanque precisa fazer o carro rodar o máximo com o que está disponível. Em tempos de escassez, algumas práticas podem diminuir de forma sensível o consumo, seja com a manutenção do veículo, seja na forma de dirigir. Segundo a Ford, por exemplo, o estilo de condução, sozinho, pode elevar o gasto no posto em até 25%.

Confira abaixo algumas orientações simples que vão fazer o combustível durar mais tempo, não apenas em época de desabastecimento, mas a qualquer hora, com o bônus de prolongar a vida útil de vários componentes do carro fazendo a manutenção correta e dentro dos prazos recomendados no manual do proprietário.

1 - Dirija com o pé 'leve'

icon photo
Legenda:
Crédito: Direção

De acordo com a Ford, o estilo de condução pode elevar sozinho em 25% o consumo de combustível e as emissões de poluentes. O ideal é acelerar suavemente, trocando as marchas sem elevar demais o giro do motor, a cerca de 3.000 rpm. Procure manter a velocidade constante sempre que possível e frear antecipadamente, o que também ajuda a preservar pneus, discos e pastilhas de freio. Segundo a Ford, rodar a 90 km/h em vez de 100 km/h reduz o consumo em torno de 10%.

2 - Evite motor ligado no ponto morto

Alguns modelos já vêm com o sistema start-stop, aquele que desliga automaticamente o motor em paradas rápidas para poupar combustível. Se o seu carro não tiver, dá para fazer na chave mesmo, se o motor ficar parado por mais de 30 segundos, se houver condições de segurança. A Ford afirma que não é necessário deixar o motor esquentar em ponto morto ao ligar o veículo pela manhã, pois isso só aumenta o consumo. A dica é partir imediatamente, sem forçar, até o motor atingir a temperatura ideal.

3 - Fuja do 'peso morto'

Muita gente tem o hábito de rodar com o porta-malas cheio de cacarecos, embora não haja necessidade. Pois saiba que essa bagagem acrescenta peso ao veículo e, quanto mais pesado, maior será o consumo de combustível. A FCA (Fiat Chrysler) recomenda "dar uma geral" e tirar todas as quinquilharias, deixando apenas o que você de fato for utilizar

4 - Pneus bem calibrados

Pneus com pressão inferior à recomendada no manual do veículo aumentam a superfície de contato da banda de rodagem com o solo, elevando também o chamado arrasto, fazendo com que o motor precise de mais força - e mais combustível - para manter o carro rodando. A FCA orienta a verificar a pressão semanalmente, com os pneus sempre frios, de preferência em um posto perto de casa, de forma a rodar pouco depois de sair de casa pela manhã. Pneus quentes fazem o ar interno se expandir e a pressão verificada acaba ficando abaixo da recomendada. Não esqueça também de colocar a pressão adequada à quantidade de carga - as montadoras orientam a colocar mais libras quando o carro roda cheio, por exemplo.

5 - Fuja de combustível batizado

icon photo
Legenda:
Crédito: Combustível

Outro vilão do consumo é o combustível adulterado, A adição de água ao etanol e de solventes na gasolina prejudica a queima adequada e também pode danificar componentes do motor e comprometer a correta lubrificação das partes móveis internas. A Raízen, distribuidora da Shell, recomenda abastecer sempre em postos com bandeira e de confiança, sempre exigindo a nota fiscal para comprovar o abastecimento caso surja alguma suspeita de que o combustível foi "batizado".

6 - Manutenção em dia

icon photo
Legenda:
Crédito: Oficina Mecânica Rondini.

Carro bem regulado, com óleo no nível e dentro do prazo de validade, é um cuidado essencial para não fazer o consumo subir, além de prolongar a vida útil dos componentes. Além do óleo e do respectivo filtro, troque o filtro de ar do sistema de admissão nos prazos recomendados, além de checar regularmente velas de ignição, alinhamento e balanceamento das rodas e o sistema de escapamento. Também verifique o sensor de oxigênio, a famosa sonda lambda, fundamental para o funcionamento correto da injeção de combustível. De acordo com a Ford, um defeito na sonda pode aumentar o consumo em 40%. Por outro lado, a manutenção em dia pode diminuir o consumo em 25%.

7 - Ar-condicionado com moderação

A Ford estima em 15% a elevação no consumo com o ar-condicionado ligado em baixas velocidades. Portanto, evite colocar o sistema de climatização no máximo o tempo todo, pois isso exige mais do motor e faz "beber" mais. Em dias não muito quentes, prefira a ventilação natural. A FCA recomenda ajustar o nível da temperatura em posição intermediária, o suficiente para deixar o clima dentro do veículo agradável.

8 - Melhore a aerodinâmica

Rodar com bagageiro ou bicicleta no teto do veículo aumenta a resistência ao vento e, com isso, o motor precisa de mais força e mais combustível para rodar. Levar a bicicleta em um suporte traseiro, por exemplo, minimiza o problema. Também rodar, especialmente em velocidades mais altas, com teto solar e vidros abertos também eleva a resistência ao ar e o gasto com combustível, informa a Ford.

9 - Planeje o trajeto

Otimizar o trajeto com o carro faz você rodar menos e gastar menos. Antes de sair, liste os compromissos e os endereços para agrupar um conjunto de tarefas em uma única viagem. Aplicativos como o Waze também ajudam a evitar regiões e horários com tráfego intenso, cujo anda-e-para só desgasta o veículo e o faz consumir mais combustível.

10 - Use o óleo lubrificante correto

De acordo com a Ford, óleo fora das especificações informadas no manual do proprietário é capaz de fazer o consumo subir 2%, mesmo sendo um produto novo, na quantidade indicada e com troca dentro do prazo recomendado. Também não esqueça de trocar o respectivo filtro para não contaminar o óleo novo com o velho, que ainda permanece no interior do elemento filtrante.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors